Estímulo à sonegação

Fim do voto de qualidade no Carf irá reduzir arrecadação, dizem conselheiros

Autor

17 de abril de 2020, 13h41

fim do voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais irá reduzir a arrecadação estatal e estimular o descumprimento de obrigações tributárias. É o que afirmam os conselheiros da Fazenda Nacional e especialistas que atuam no Carf.

Divulgação
Conselheiros da Fazenda dizem que fim do voto de qualidade estimulará descumprimento de obrigações fiscais
Reprodução/Carf

Em nota de repúdio divulgada nesta quinta-feira (16/4), os conselheiros afirmam que não faz sentido que, em caso de empate, o contribuinte seja beneficiado. Afinal, essa absolvição sem maioria sobrepõe-se à autuação da Receita Federal, um ato administrativo que tem presunção de legitimidade e é proferido em nome do interesse público.

De acordos com os conselheiros da Fazenda, o fim do voto de qualidade privilegia demais o contribuinte e pode reduzir a arrecadação do Estado e incentivar fraudes tributárias.

“Não se conhece nenhum outro sistema tributário em que a palavra final sobre os tributos devidos seja dada pelo contribuinte. Tal mudança é contrária aos esforços dos países desenvolvidos, que veem nos planejamentos tributários abusivos, especialmente os transnacionais, o maior desafio para a arrecadação e a justiça fiscal”, apontam na nota.

Os conselheiros e especialistas também criticam o processo de aprovação da medida. Segundo eles, o fim do voto de qualidade foi incluído na MP 899 (agora transformada na Lei 13.998/2020) de forma apressada, enquanto o país vive a pandemia do coronavírus. E o artigo incluído na MP 899 não tinha relação com a matéria tratada na norma — a transação fiscal.

Outro lado
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil defendeu a constitucionalidade da extinção do voto de qualidade no Carf. 

Em nota divulgada nesta quinta (16/4), a OAB repudiou "energicamente" as simplificações sobre a atuação do Carf, tanto as que equiparam contribuintes a sonegadores, quanto as que enxergam toda autuação da Receita como tributo devido.

A OAB defende que o artigo prevendo o fim do voto de qualidade, que constava na MP 899 (agora transformada na Lei 13.998/2020), tem pertinência temática com o teor da norma, "não configurando o que se tem denominado de jabuti". "De fato, a medida provisória versava sobre transação tributária, causa de extinção do crédito tributário prevista no artigo 156, III, do Código Tributário Nacional. E o novo comando trata da decisão administrativa, causa de extinção prevista no inciso IX do mesmo artigo 156 do CTN."

Clique aqui para ler a nota

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!