Separação de poderes

Lewandowski nega pedido para barrar votação da PEC "do orçamento de guerra"

Autor

13 de abril de 2020, 19h59

Cabe ao próprio Poder Legislativo avaliar se um determinado ato da Câmara dos Deputados fere ou não o Regimento Interno da casa. Do contrário, viola-se o artigo 2º da Constituição da República, segundo o qual os três poderes da União são "independentes e harmônicos entre si".

Jefferson Rudy/Agência Senado
STF não pode atuar em conflito interpretativo de normas regimentais do Congresso Nacional, entendeu Lewandowski
Jefferson Rudy/Agência Senado

Com esse entendimento, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, negou seguimento a um mandado de segurança que pedia liminarmente que a votação da chamada "PEC do orçamento de guerra" (PEC 10/2020) fosse votada novamente, após a confecção de relatórios e justificativas previstas pelo Regimento.

O texto foi aprovado em dois turnos pela Câmara dos Deputados, sofreu alterações no Senado e, por isso, voltou para a câmara baixa.

O mandado de segurança foi impetrado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que alegou que havia "vício formal" na tramitação da proposta, por "ausência de justificação". Além disso, sustentou que os meios de votação remota "excluem a necessária participação dos cidadãos".

Na decisão, da noite desta segunda, o ministro considera que o parlamentar buscou questionar judicialmente a interpretação dada pela Câmara dos Deputados aos dispositivos do seu regimento interno.

O ministro aponta que a jurisprudência do STF está pacificada no sentido de que "impede ingerência do STF em matéria de âmbito estritamente doméstico do Legislativo". No caso, ele afirma que o ato impugnado "cinge-se ao conflito interpretativo de normas regimentais do Congresso Nacional, de cunho interna corporis, que escapam, pois, à apreciação do Judiciário".

Clique aqui para ler a decisão
MS 37.059

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!