Consultor Jurídico

Comentários de leitores

6 comentários

Tambem discordo

jose roberto santana (Advogado Autônomo - Criminal)

Os tempos são quase de "guerra". A constituição e leis federais não são claras a respeito de uma situação em que o virus se expande mortalmente e de forma insinuosa. Uma pergunta aos doutores advogados: Neste país, e também em países que a pandemia avançou célere a ceifar vidas, a maior dificuldade das autoridades de saúde é testar a população a fim de separação entre os não contaminados e aqueles em que o virus está presente no corpo. Somente se fosse possível em larga escala este teste seria possível separar entre contaminados ou suspeito de e aqueles que não estao com a presença viral. Além do que muitos infectados não apresentam sintomas mas podem infectar outras pessoas que são mais suscetíveis ao vírus e portanto a ocorrências que podem levar à óbito. Neste país, infelizmente, tudo é motivo para ideologia politica partidária. Se eu sou partidário do isolamento defendido pela OMS eu sou contra o governo atual, comunista, chines, petista, etc.etc.etc .Se sou contra o isolamento eu sou governista, direitista, bolsonarista. Muitos esquecem que enquanto existir este estéril debate, vidas estão sendo ceifadas. E para mim a grande questão é moral e não jurídica: Tenho o direito de ser contra ou a favor do direito de ir e vir enquanto médicos, profissionais de saude, enfermeiros, se sujeitam a morrer pela cura do próximo e eu aqui na frente do computador discutindo o "sexo dos anjos"?

Discordo

DJU (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

Se um homem pode ser mantido longe da residência de uma mulher por decisão judicial para protegê-la, medida justa que tem sido reiterada, por que as pessoas não podem ser mantidas afastadas de aglomerações se a saúde pública e, em última instância, a vida de inúmeras outras pessoas, exige esse afastamento.Num e noutro caso, não há desrespeito do direito constitucional de ir e vir e, se o procurador Aras fosse autoridade independente como deveria ser, buscaria ordem judicial para que o presidente deixasse de provocar aglomerações sob pena de multa a ser estipulada judicialmente. Emergência nacional exige medidas excepcionais.

Instintos atávicos

Rivadávia Rosa (Advogado Autônomo)

Seguramente. O coronavírus despertou, sobretudo nos que se diziam ‘democratas e defensores dos direitos humanos’, o viés autoritário, que se evidencia pelo desrespeito aos direitos e garantias fundamentais, descaradamente. Tudo em nome da ciência emanada da OMS que quando do brote inicial do vírus em Vuhan, afirmou que não se transmitia via ser humano, estimulando o turismo na região, elogiando as medidas adotadas com críticas impiedosas contra os EUA pela restrição à entrada de chineses naquele país.
Buenas, assim que foi debelado o vírus vermelho em Vuhan, de imediato foi anunciada uma epidemia com ameaça global.
Note-se ainda que Pequim e outras grandes cidades chinesas não foram afetadas.
Mais, insolitamente ninguém fala em crime contra a humanidade.

Discordo por questões técnicas

Roberto Pulis trabalha 12 por dia Petrobrás (Funcionário público)

Sou Petrobrás, 46 anos!
Percebo um bom texto, mostra os dois lados políticos na atualidade do Brasil porém justificando em linguagem jurídica.
Como é comum a todos os brasileiros, em diversas áreas afins...Sem exceção. Sugiro os colegas deixar o tema jurídico, que a meu ver volta pro impasse atual Presidência x Congresso.
Dêem uma lidinha científica lá nas páginas da "Nature " "ClinicalTrials" China ClinicalTrials" etc etc.
Senhores, o profissional da saúde de carreira, o cientista do front do olho do furacão onde tudo começou, imparcialmente temos lá diversas nacionalidades...eles já responderam o impasse jurídico que vai começar novamente em uma página brasileira.
A diferença do nosso país taí, esta na Constituição, esta nas diferentes liberdades que achamos que temos...A grosso modo os brasileiros estão diversificando demais a libertade além das páginas da suprema carta do dr Ulisses rsrs.
Desculpem os erros de português, no meu tempo era enciclopédia Barsa!
Muito obrigado!

Excelente artigo

A. Maruch (Advogado Associado a Escritório - Empresarial)

Excelente artigo. Falou tudo, demonstrando claramente a base legal contra os desmandos que estamos vendo.

Foco do Vírus

Radgiv Consultoria Previdenciária (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Interessante o artigo do articulista. Analisando sob esse prisma, é possível entendermos que o foco do coronavírus não é oriundo da China, como defendem a maioria dos especialistas. Sustento isso porque seria impossível a contaminação de trabalhadores em plataforma de extração de petróleo tão distantes do foco do coronavírus. Está na hora das autoridades começarem a informar a verdade sobre esse vírus.

Comentar

Comentários encerrados em 19/04/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.