TV ConJur

Peduzzi pede licença parental igualitária para tirar peso das mulheres

Autor

10 de abril de 2020, 9h17

Spacca
Em evento com funcionárias do Palácio do Planalto no Dia Internacional da Mulher em 8 de março do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro disse que o primeiro escalão do governo está "equilibrado", uma vez que cada uma das duas únicas mulheres equivale a "dez homens".

Ao todo, a equipe ministerial era formada por 22 pastas. As duas ministras são Damares Alves, da Mulher, e Tereza Cristina, da Agricultura.

"Pela primeira vez, o número de ministros e ministras está equilibrado. Nós temos 22 ministérios: 20 homens e 2 mulheres. Cada uma dessas mulheres que estão aqui equivalem a dez homens. A garra dessas duas transmite energia para os demais", disse.

Para a primeira presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministra Cristina Peduzzi, a equidade de gênero no alto escalão virá em breve. "Penso que em breve será corrigido o percentual das mulheres nos tribunais superiores. Isso é uma questão de pouco tempo", disse em entrevista exclusiva à TV ConJur.  

"No primeiro grau nós temos mais de 50% de mulheres juízas. Nos tribunais regionais, quase 40%. É um ramo do Poder Judiciário que puxa para cima a participação feminina."

Segundo a ministra, a adoção da licença parental igualitária para homens e mulheres (ausência remunerada do emprego para tomar conta da criança recém-nascida) pode tirar a "carga" sobre as trabalhadoras. "Então eu venho dizendo que só no dia em que nós adotarmos aqui licença parental como em alguns países desenvolvidos [na Alemanha ou na Escandinávia], nós teremos uma equalização. Pelo menos as primeiras seis semanas, dois meses", completou.

Desde o último dia 26, a TV ConJur veicula em seu canal no Youtube trechos da entrevista exclusiva concedida à revista eletrônica Consultor Jurídico, no último dia 11 de março.

Leia aqui a entrevista já publicada e veja abaixo o quinto vídeo da série:

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!