Mérito do TCU

Brasil vai sediar e presidir congresso mundial de órgãos de fiscalização

Autor

27 de setembro de 2019, 12h08

Por unanimidade, foi homologada, nesta sexta-feira (27/9), por 195 países-membros da Assembléia Geral da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai) a candidatura única do Brasil para sediar o congresso mundial em 2022 e para presidir a organização entre os anos de 2022 e 2025.

A escolha foi feita no XXIII Congresso Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (Incosai), evento promovido a cada três anos pela Intosai, que está, este ano, sediado em Moscou, na Rússia. 

A Intosai é uma organização internacional que congrega instituições superiores de auditoria de 195 países e possui status de órgão consultivo da ONU. 

Para o ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União, a futura Presidência do Brasil na Intosai se deve ao amplo reconhecimento internacional da qualidade técnica, do profissionalismo e da independência do TCU no trato de suas altas responsabilidades.

"O aperfeiçoamento das auditorias financeiras — cujo ápice foi a descoberta das pedaladas fiscais —, assim como os esforços para apoiar a implementação da agenda da ONU de desenvolvimento sustentável e inclusão de minorias, integram o catálogo de pontos levados em consideração", disse o ministro no Twitter. 

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!