Ameaça de Morte

Alexandre autoriza PF em busca e apreensão em casa e escritório de Janot

Autor

27 de setembro de 2019, 18h09

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou nesta sexta-feira (27/9) ação de busca e apreensão feita pela Polícia Federal em endereço residencial e escritório do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, em Brasília. 

Carlos Moura/SCO/STF
Alexandre autoriza busca e apreensão na casa do ex-procurador-geral Rodrigo Janot
Carlos Moura/SCO/STF

Alexandre também proibiu Janot de se aproximar a menos de 200 metros de qualquer um dos ministros do tribunal. Ele também está impedido de entrar no STF. Moraes ainda suspendeu o porte de arma de Janot.

Segundo o ministro, as medidas cautelares foram tomadas “para evitar a prática de novas infrações penais e preservar a integridade física e psicológica dos ministros, advogados, serventuários da justiça e do público em geral que diariamente frequentam esta Corte”.

O ministro disse a este site que "não existe Democracia em que um PGR declara que entrou armado na Suprema Corte para matar um Ministro". 

A medida acontece em decorrência de pedido do ministro Gilmar Mendes pela retirada da autorização de porte de arma do ex-procurador-geral. O ministro pediu também que Janot seja impedido de entrar na Corte.

Felipe Recondo/JOTA
Felipe Recondo/JOTAJanot dava entrevista ao portal JOTA no momento em que a PF chegou em sua casa

A decisão se deu no âmbito do inquérito que apura ofensas aos ministros do STF. A PF apreendeu uma pistola, três pentes, celular e o tablet de Janot. 

O pedido de Gilmar se baseou em entrevistas em que o ex-procurador disse que chegou a ir armado para uma sessão do STF com a intenção de matar a tiros o ministro Gilmar. “Não ia ser ameaça não. Ia ser assassinato mesmo. Ia matar ele (Gilmar) e depois me suicidar”, afirmou à Veja e e ao O Estado de S. Paulo.

Clique aqui para ler a decisão
Inq 4.781

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!