Alegações Finais

Cármen vota pela tese do prazo sucessivo, mas não pela anulação

Autor

26 de setembro de 2019, 18h19

"Todos os fatos são conhecidos no momento das alegações finais. Entretanto, o legislador preferiu que a acusação fale antes da defesa. Estabeleceu, portanto, regra escalonada para que faça a defesa depois da acusação, podendo conhecer as acusações que lhe são imputadas."

Carlos Moura / SCO STF
Ministra Cármen Lúcia, do STF
STF

A declaração é da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, que votou pela tese do prazo sucessivo, mas no caso concreto analisado nesta quinta-feira (26/9) não houve nulidade.

"Voto pelo prazo sucessivo para colaboradores e não colaboradores. O réu colaborador só terá acesso aos benefícios da delação premiada se sua delação servir de início de meio de prova para condenação, o que demonstra seu interesse na condenação dos demais réus", disse.

Para a ministra, a delação acaba tendo papel destacado na carga acusatória, o que justifica o prazo sucessivo. No caso concreto, contudo, a ministra disse que não houve nulidade.

A declaração da ministra diz respeito ao julgamento que analisa nesta quinta se, em casos de delações premiadas, réus colaboradores e não colaboradores apresentam as alegações finais ao mesmo tempo ou se aquele que foi delatado tem a prerrogativa de se manifestar por último.

Segundo a ministra, o réu colaborador transita entre as duas figuras processuais, pela parte acusatória com as duas declarações e pela parte da defesa com as acusações a que responde. "Não basta assumir que praticou o delito, sendo necessário entregar aqueles que com ele atuaram e suas informações devem ser verificadas no processo. Por isso o seu interesse na condenação dos corréus", disse.

Cármen classificou como imprescindível que a defesa que se sentiu prejudicava suscite o tema na primeira oportunidade. "O direito é um sistema e por isso sempre precisa de atender na interpretação a melhor finalidade daquela norma."

HC 166.373

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!