Ex-capital do Brasil

PEC prevê divisão de fundo constitucional do DF com o Rio de Janeiro

Autor

25 de setembro de 2019, 8h51

A Proposta de Emenda à Constituição 148/2019 determina que os recursos que hoje a União transfere para o Distrito Federal, para custear gastos com saúde, segurança pública e educação, sejam divididos com o Rio de Janeiro, que abrigou a capital do Brasil até 1960. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

stockvault.net
Capital do Brasil foi transferida por JK do Rio de Janeiro para Brasília, em 1960
stockvault.net

Pela proposta, as duas unidades da federação receberão os recursos por dez anos, quando então os repasses serão extintos. O texto foi apresentado pela deputada Clarissa Garotinho (Pros-RJ).

Atualmente, o Distrito Federal recebe os recursos da União via Fundo Constitucional do Distrito Federal, criado por lei em 2002. O dinheiro é usado, principalmente, para bancar salários de policiais, bombeiros, professores e profissionais da saúde. Este ano, o fundo deve receber R$ 14,3 bilhões.

Indenização pela transferência
Para a deputada, a divisão dos recursos entre as duas unidades é uma forma de compensar o Rio de Janeiro, cuja economia foi afetada com a transferência da capital para Brasília. “A transferência foi feita sem colocar em ação qualquer plano de compensações para o Rio, acionando uma bomba-relógio”, diz ela.

“O antigo Distrito Federal foi abandonado à própria sorte, sem qualquer perspectiva de futuro, após 197 anos na função de coração nacional”, declara Clarissa.

A deputada afirma ainda que os indicadores econômicos do Distrito Federal, como a elevada renda per capita, mostram que a unidade federativa já tem condições de se sustentar sem auxílio direto da União.

Tramitação
A PEC será analisada inicialmente pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, que fará o exame de admissibilidade da proposta. Se aprovada, ela será debatida e votada em uma comissão especial criada especificamente para esse fim. A etapa final na Câmara será a análise pelo Plenário. Com informações da Agência Câmara.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!