Consultor Jurídico

Notícias

Assembleia em NY

Defesa de Lula irá entrar com queixa na ONU por discurso de Bolsonaro

Por 

A defesa do ex-presidente Lula anunciou que irá fazer queixa na ONU por conta do discurso do presidente Jair Bolsonaro na abertura da Assembleia Geral da entidade nesta terça-feira (24/9). 

Discurso do presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira na Assembleia Geral da ONU
Reprodução/ONU

Bolsonaro não citou o nome de Lula, mas deixou claro que era dele que falava. "Há pouco, presidentes socialistas que me antecederam desviaram centenas de bilhões de dólares comprando parte da mídia e do parlamento, tudo por um projeto de poder absoluto. Foram julgados e punidos graças ao patriotismo, perseverança e coragem de um juiz que é símbolo no meu país, o dr. Sergio Moro, nosso atual Ministro da Justiça e Segurança Pública", disse o atual presidente. 

Por meio de nota pública, a defesa de Lula afirma que não há nenhuma decisão condenatória contra ele em definitivo e, por isso, seu direito à presunção de inocência não pode ser violado. 

"É incompatível com a Constituição da República, sobretudo com a disposição que assegura que a presunção de inocência somente pode ser afastada por decisão condenatória transitada em julgado, a alusão feita hoje (24/9) pelo atual Presidente da República ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a abertura da 74ª. Assembleia Geral da ONU. Não há qualquer decisão judicial condenatória definitiva contra Lula que permita afastar essa garantia constitucional da presunção de inocência por qualquer órgão do Estado Brasileiro", afirma a nota.

Os advogados do petista ressaltam ainda que a fala de Bolsonaro vem um ano após o Comitê de Direitos Humanos da ONU ter determinado que o Brasil adotasse todas as medidas necessárias para assegurar que Lula exercesse todos os seus direitos políticos até processos judiciais justos serem concluídos. 

A defesa de Lula é feita pelos advogados Cristiano Zanin e Valeska Teixeira

Clique aqui para ler a nota na íntegra

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 24 de setembro de 2019, 22h10

Comentários de leitores

10 comentários

Quanto mais mexe : O cheiro fica mais forte.

ielrednav (Outros)

A tão querida OAB cheia de corporativismo , e varias pretensões estapafurdias , basta um dis que disse de alguem que la vem os defensores que ganham bem para de qualquer forma tirar o canastrão da cadeia , o sujeito foi e ta condenado dizem que não ,roubou, pintou o 7 ainda acham o bonzinho . Que Pais vivo afinal onde quem vem dizer a verdade na ONU tem que responder por isso !!! Bom existem advogados e, adevogados para tal alegação que um preso seja liberado pra que afim de que , se fôra tudo provado delatores de extrema confiança querem o que : Quanto mais mexe ; O cheiro fica mais forte . A vingança é um prato frio que se come . É isso que os citados defensores deseja Vingança .

A esquerda é uma imensa organização criminosa internacional

Benedito matador de porco (Outros)

A esquerda é uma imensa ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA transnacional, comandada por globalistas como GEORGE SOROS, junto com a midia mundial, ONGs, massas de militantes profissionais que eles mesmos controlam, fazendo assim ataques coordenados para desestabilizar governo legítimo e patriota, que se nega a ser um traidor da pátria como seus antecessores, fantoches internacionais.

Ningém pode ser bom, inteligente e socialista ao mesmo tempo

rcanella (Funcionário público)

O detento diz que o Presidente da República violou seus direitos quando disse na ONU que seus antecessores (Lula e Dilma) roubaram centenas de bilhões de dólares. Alguém de posse de seu perfeito juízo aqui nessa nação é capaz de dizer o contrário? Entre muitas outras questões de maior gravidade, claro, não dá pra esquecer nunca a famigerada tomada de 3 pinos, que esse presidiário nos empurrou goela abaixo, com aval da ABNT. Toda vez que adquiro um eletroeletrônico qualquer tenho que comprar um adaptador que vem das fábricas de amigos, familiares ou cúmplices do Capo. Ainda bem que interrompemos esse projeto de implantação de um regime totalitário socialista aqui no Brasil. Canalhas como Lula têm que apodrecer na prisão. Ele tem o que merece e é pouco, afinal ninguém nesse mundo pode ser ao mesmo tempo bom, inteligente e socialista. Considerando que o condenado é socialista, mas não é burro, certamente é um grande salafrário que enganou a todos nós durante décadas.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 02/10/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.