Improbidade administrativa

TJ-SP extingue ação contra Alckmin e Serra por cessões de créditos sem julgar mérito

Autor

20 de setembro de 2019, 17h42

Por entender que os autores da ação não se enquadram em nenhuma das hipóteses que permitem ajuizamento de ação civil pública, a 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve entendimento do juízo de primeiro grau para extinguir uma ação contra os ex-governadores tucanos Geraldo Alckmin e José Serra, acusados por atos de improbidade administrativa.

Reprodução
Ação contra Geraldo Alckmin foi extinta pela Justiça sem julgamento de mérito

A ação civil pública foi ajuizada pelo Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas de São Paulo (Sinafresp) e pelo Sindicato dos Procuradores do Estado, das Autarquias, das Fundações e das Universidades Públicas de São Paulo (Sindiproesp).

As entidades pediam a nulidade de cessões de créditos da dívida ativa que teriam causado prejuízos aos cofres públicos, além da condenação dos réus nas penas previstas na Lei de Improbidade (Lei 8.429/92).

Para o relator, desembargador Aguilar Cortez, os sindicatos não teriam competência para ajuizar a ação por improbidade, o que cabe somente ao Ministério Público ou pessoa jurídica interessada. "Como é incontroverso que não foram os autores que sofreram o prejuízo alegado, não têm legitimidade para requerer a condenação dos réus nas penas previstas no art. 12 da Lei 8.429/92. Daí resulta sequer ser necessária a análise quanto à inépcia da inicial, motivo pelo qual não se justifica dar-se a oportunidade de emenda", afirmou.

Com relação ao ajuizamento de ação civil pública, o relator também entendeu que não caberia aos sindicatos por não preencherem todos os requisitos previstos no art. 5º da Lei 7.347/85. Diante disso, a 1ª Câmara negou provimento ao recurso dos sindicatos e manteve a extinção da ação contra Alckmin e Serra, sem julgamento do mérito.

Clique aqui para ler o acórdão
1001566-75.2018.8.26.0053

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!