Fatos antigos

Ministro Luís Roberto Barroso autoriza buscas e apreensões no Senado e na Câmara

Autor

19 de setembro de 2019, 9h28

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão nos gabinetes do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) e do seu filho, o deputado Fernando Coelho Filho (DEM-PE).

As medidas, autorizadas nesta semana pelo ministro Luís Roberto Barroso, dizem respeito a fatos ocorridos há pelo menos seis anos, quando Bezerra foi ministro da integração nacional no governo Dilma Rousseff. Hoje líder do governo de Jair Bolsonaro no Senado, Bezerra foi ministro de Dilma entre 2011 e 2013.

A ação, que tramita em sigilo, apura irregularidades em obras no Nordeste, como a transposição do Rio São Francisco. Segundo o portal G1, a operação, que se embasou em delação premiada do doleiro João Lyra, cumpre mais de 50 mandados de busca e apreensão.

Em nota, a defesa de Bezerra afirmou que causa estranheza a decisão do ministro. Isso porque, segundo o advogado André Callegari, a própria Procuradoria-Geral da República opinou contra a busca por considerar que ela teria pouca utilidade prática.

"Ainda assim o ministro Luís Roberto Barroso a deferiu. Se a própria PGR — titular da persecutio criminis — não tinha interesse na medida extrema, causa ainda mais estranheza a decretação da cautelar pelo ministro em discordância com a manifestação do MPF. A defesa seguirá firme no propósito de demonstrar que as cautelares são extemporâneas e desnecessárias", afirmou Callegari.

AC 4.430

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!