Diversidade escolar

Professores entram na Justiça contra Doria por recolhimento de apostilas

Autor

10 de setembro de 2019, 17h26

Com apoio do Coletivo de Advogados de Direitos Humanos (CADHu), professores vinculados a quatro universidades públicas de São Paulo e um instituto federal entraram nesta terça-feira (10/9) com ação popular contra o governador João Doria (PSDB).

Reprodução
Governador mandou recolher material escolar por enxergar 'ideologia de gênero'
Reprodução

A ação questiona decisão do tucano de recolher apostilas dos alunos do 8º ano das escolas estaduais de São Paulo. O político justificou sua decisão com a alegação de que o material didático fazia “apologia à ideologia de gênero”.

O termo se popularizou no Brasil nos últimos anos e costuma ser usada pelas alas mais conservadoras em discussões relativas à diversidade sexual.

O governo estadual também alegou que o material não estava previsto na Base Nacional Comum Curricular. Mas a base prevê que jovens nessa faixa etária devem saber “selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética)”.

Os autores da ação são Salomão Ximenes, especialista em legislação educacional e professor da UFABC, Ana Paula de Oliveira Corti e Leonardo Crochik, professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP); Carmen Sylvia Vidigal Moraes e Romualdo Portela, professores da Faculdade de Educação da USP; Débora Cristina Goulart, professora da Unifesp (Federal de São Paulo); e Maria Carla Corrochano, professora da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos).

A ação de João Doria também é alvo de investigação do Ministério Público de São Paulo, que decidiu abrir inquérito civil sobre o caso.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!