Consultor Jurídico

Colunas

Academia de Polícia

Carreira de delegado de polícia continua sendo jurídica

Comentários de leitores

4 comentários

não sabia

Realista Professor (Professor Universitário - Criminal)

Que miliciano, agente da autoridade policial e excluído do mundo jurídico, agora pode comentar aqui no Conjur...

Segue não...Pelo menos no estado de santa catarina

Viralgo (Oficial da Polícia Militar)

Pelo menos segundo o STF, nos termos da decisão da ADI 5520, a carreira de delegado de polícia NÃO PODE SER EQUIPARADA ÀS CARREIRAS JURÍDICAS. Mas quem sabe, no Paraná ... seja.

Delegado de Polícia de direito e de FATO

JCCM (Delegado de Polícia Estadual)

Delegado de Polícia em SP, ingressando após cumprir requisitos necessários, o principal, ser bacharel em direito e aprovado na OAB, em quase três décadas, diuturnamente, não foram poucos os momentos de emoção ou gratificação ao atender a população, de todas as classes sociais, em especial os desvalidos, digamos assim, na essência, únicos a demonstram sincera gratidão.
Diante de parcos vencimentos, perante a política porca dos neoliberais, mas, economizando e juntando os tostões pude ter um mínimo de conforto, não devendo favor a ninguém. Também não me deixei seduzir pelo crescimento fácil na carreira. O tão falado e abjeto "merecimento"!
São tantas as histórias pra contar e tantas as injustiças que consegui estancar, principalmente por parte de policiais truculentos e despreparados.
E o direito é o material básico em nosso exercício funcional e quem o renega o faz casuisticamente para aniquilar a carreira e lhe tomar atribuição. Vozes de policiais militares, de operacionais das polícias civis e federal e de membros do Ministério Público, estes se achando o quarto Poder, como restou evidenciado nas publicações do "intercept", não se acanham em seus ataques ao cargo delegado e sua instituição, francamente nos levando a fadiga, já que os ouvidos insanos ou ingênuos aceitam fake news como verdades absolutas.
Porém, desafio aqueles que tanto bradam em apontar o dedo a assumirem ao nosso lado, junto aos plantões e nas diligências, na administração do caos, a nossa luta diária, duvidando que suportem tamanho grau de exigência e cobrança.
O ciclo completo (miliciano), as investigações pelo MP (seletivas) jamais se adequariam ao atendimento complexo da população e ao combate, dentro da lei, de toda a sorte de ilícitos penais.
É só blá, blá, blá...

...

Ley (Promotor de Justiça de 1ª. Instância)

A carreira de Delegado não só é jurídica, como também merece ser fortalecida.

Comentar

Comentários encerrados em 18/09/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.