Classe desvalorizada

OAB-RJ oficiará MP por melhores condições de trabalho para policiais militares

Autor

6 de setembro de 2019, 7h48

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da da OAB do Rio de Janeiro, Álvaro Quintão, disse que a comissão oficiará ao Ministério Público do Rio de Janeiro pedindo melhores condições de trabalho para policiais militares.

Reprodução
PM do Rio de Janeiro precisa ter melhores condições de trabalho, diz OAB-RJ. 

Quintão, que também é secretário-geral da OAB-RJ, entrará em contato com o órgão oficialmente para ver o que está sendo feito em relação a um termo de ajustamento de conduta firmado entre o MP, a PM e o governo do estado do Rio de Janeiro em 2015. No acordo, constam várias reivindicações dos policiais, como as referentes ao baixo valor pago pelo deslocamento, que não é reajustado desde 2012.

"O policial é mais uma vítima desse sistema, e ele é constantemente cobrado pela sociedade. É por isso que defendemos uma polícia mais humana e que esteja qualificada para o enfrentamento. A política atual é a de matar ou morrer e direitos básicos estão sendo negados aos policiais. Se estivéssemos falando de profissionais com CLT, estaríamos tratando de uma situação de trabalho análogo à escravidão", disse Quintão. Ele reforçou que onde houver violação aos direitos humanos, a comissão atuará.

Álvaro Quintão adiantou que, se o caso não for resolvido no MP, a OAB-RJ deve entrar com uma ação civil pública. "Essa situação precisa ser resolvida. Precisamos que o Estado dê condições de trabalho aos policiais. Nós criticamos as ações da polícia, mas entendemos que, muitas vezes, ela é reflexo da realidade precária a qual os policiais estão submetidos." Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-RJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!