
TSE começa a analisar suposto favorecimento de TV a Bolsonaro

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral começou a analisar, nesta terça-feira (3/4), uma Ação de
Investigação Judicial Eleitoral (Aije), que questiona a cobertura jornalística promovida pelo Grupo
Record como tratamento privilegiado a Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão nas eleições. O julgamento
foi suspenso após pedido de vista do ministro Edson Fachin. 

Na sessão, o relator, ministro Jorge Mussi, votou pela improcedência da ação, por "entender que não
houve utilização indevida dos meios de comunicação da emissora que pudesse beneficiar o então
candidato”.

”O corpo probatório trazido ao processo insuficiente para balizar um entendimento sobre a matéria, uma
vez que fora baseado em notícias de jornais e opiniões críticas acerca do assunto”, afirmou. 

Segundo o relator, as entrevistas e matérias veiculadas pela TV Record sobre o candidato Bolsonaro
tinham interesse meramente jornalístico, focadas na sua recuperação após o atentado sofrido em Juiz de
Fora (MG) e sem qualquer pedido de voto ou discussão de plataforma política.

Para Mussi, “cercear a veiculação dessas matérias configuraria censura prévia, o que fere preceitos
constitucionais de liberdade de imprensa e de comunicação. “Não se poderia destituir a imprensa e seus
jornalistas do seu nobre papel de informar e perseguir a informação”, afirmou. 

“A imparcialidade que se impõe às emissoras de rádio e televisão, por serem objeto de outorga do poder
público, não significa ausência de opinião ou de crítica jornalística, mas sim impedimento de que assuma
postura que se caracterize propaganda eleitoral em favor do candidato”, disse.

A defesa de Bolsonaro, representada pela advogada Karina Kufa, em sustentação oral afirmou que a
questão da liberdade de expressão sempre foi uma parte da campanha que foi respeitada. 

Caso
O PT, representado pelo escritório Aragão e Ferraro Advogados, apresentou, em dezembro do ano
passado, uma Aije (Ação de Investigação na Justiça Eleitoral) pedindo a cassação da chapa do presidente
eleito Jair Bolsonaro. A legenda acusa a TV Record de ter dado tratamento privilegiado a Bolsonaro
durante a campanha.

O bispo Edir Macedo, dono da televisão, também é alvo da ação — durante a campanha, ele declarou
apoio ao hoje presidente eleito.

Segundo a petição, a exposição de Bolsonaro na Record foi desproporcional e ganhou destaque especial
a partir de 29 de setembro, data em que Macedo declarou apoio a Bolsonaro. Tanto o canal de TV aberta
quanto o site R7 ofereceram mais espaço e de forma mais benéfica a ele, diz a defesa do PT.

A petição cita reportagens publicadas no site e veiculadas na TV, bem como a entrevista exibida no
telejornal noturno no dia 4 de outubro, no mesmo horário em que a TV Globo apresentou um debate

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 04/09/2019

/2018-dez-11/pt-tse-investigue-favorecimento-bolsonaro-record


entre os candidatos —Bolsonaro não compareceu ao debate alegando motivos de saúde, mas a entrevista
à Record foi ao vivo.

PT, Psol e MDB entraram com recurso no TSE para impedir a publicação da entrevista, mas todos os
pedidos foram negados.

0601969-65.2018.6.00.0000

Date Created
04/09/2019

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 2
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 04/09/2019


