Consultor Jurídico

Notícias

Problema resolvido!

"Brasil não sofre de corrupção sistêmica há dez meses", diz AGU

Por 

Pela primeira vez em sua história o Brasil não sofre com corrupção sistêmica. O diagnóstico pra lá de otimista é do advogado-geral da União, André Luiz de Almeida Mendonça, e foi feito nesta terça-feira (29/10) durante reunião mensal Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa). 

AGU André Mendonça afirma que não
há mais edital direcionado no Brasil Antônio Cruz/Agência Brasil 

Mendonça falava sobre os motivos que o fazem acreditar que o Brasil irá em breve entrar em uma rota de forte crescimento econômico. E um dos motivos é que não há mais "dinheiro indo para o ralo" com a corrupção. 

"Bem ou mal, gostem ou não, temos dez meses sem corrupção sistêmica. Não tem mais mala, não tem mais edital direcionado, não tem mais aditivo com aditivos. E se tiver, nós queremos saber", disse o advogado-geral da União.

Outro ponto citado por Mendonça é o foco do governo em fomentar a arbitragem em contratos entre Poder Público e iniciativa privada. O advogado-geral da União vê a medida como fundamental para atrair investidores. 

"É importante ter mecanismos mais simples para resolver disputas entre particulares e Estado. O objetivo é que os projetos de infraestrutura tenham seus litígios resolvidos sempre na arbitragem. Estamos nesse processo, cadastrando as câmaras", disse.

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 30 de outubro de 2019, 17h40

Comentários de leitores

7 comentários

Ironia dispensável do Site

Advogado (Advogado Autônomo - Previdenciária)

O AGU, evidentemente, estava se referindo ao governo federal. De fato, em 10 meses de governo, não há qualquer notícia de corrupção sistêmica, mensalão, utilização de estatais para financiar partidos, quadrilhas instaladas no poder central. Corrupção possivelmente ainda há, mas como algo isolado, pontual - e que, se detectada - será prontamente combatida pelo próprio governo. Isso é fato, gostemos ou não (quem não deveria gostar disso?). Obviamente que o AGU não responde por governos estaduais e municipais, e tampouco está afirmando que o problema [da corrupção] está resolvido, como ironicamente o Conjur publicou. Esse site não poderia pelo menos reconhecer que houve avanços nestes 10 meses em relação aos últimos governos? É tão difícil reconhecer algo de bom neste governo?

Minions...

Pedro Lemos (Serventuário)

Já chegaram os minions aqui para chorar pitangas...

Sim, a matéria está plena de ironia... Porque às vezes ser irônico é a única maneira de não ser grosseiro.

Não fosse irônico, o autor teria que apontar que você tem que ser muito néscio ou ingênuo para tomar as palavras do AGU como verdade absoluta e acreditar que a corrupção sistêmica foi realmente extirpada de nossa sociedade.

Comprometimento político do site

AC-RJ (Advogado Autônomo)

O esquerdismo radical deste site corrói a sua credibilidade. Como bem notado nos comentários anteriores, há uma inaceitável revolta do redator ao divulgar uma notícia favorável ao governo e obviamente também à população. Nota-se a lamentável ironia no subtítulo "Problema resolvido!"

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 07/11/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.