Impeachment de Salles

É do MP legitimidade para denúncia contra ministro do Meio Ambiente, diz Fachin

Autor

29 de outubro de 2019, 15h27

É do Ministério Público, e não de particulares, a legitimidade ativa para denúncia por crime de responsabilidade. Com tal entendimento, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, determinou o arquivamento do pedido de abertura de processo de apuração de infrações administrativas contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. 

Secretaria de meio ambiente São Paulo/Divulgação
Fachin arquiva pedido de impeachment
de ministro do Meio Ambiente
Divulgação/Governo de SP

Segundo Fachin, o processo de impeachment dos ministros de Estado, por crimes de responsabilidade autônomos, não conexos com infrações da mesma natureza do presidente da República, ostenta caráter jurisdicional, devendo ser instruído e julgado pelo STF.

"Entretanto, os requerentes não detêm legitimidade para fazer instaurar o procedimento de apuração de crime de responsabilidade. Sendo certo que, prevalece nessa hipótese, a natureza criminal do processo, cuja apuração judicial está sujeita à ação penal pública da competência exclusiva do MPF", disse. 

"Inconformismo"
Em outubro, o Ministério Público Federal classificou como um "mero inconformismo com a política ambiental adotada" o pedido de impeachment contra Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente.

Ao opinar pelo arquivamento do pedido, o MPF concluiu que os fatos narrados não demandam responsabilização político-administrativa por crimes de responsabilidade.

Clique aqui para ler a decisão
Pet 8.351

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!