Consultor Jurídico

Notícias

Expressão odiosa

Celso diz que Bolsonaro desconhece dogma da separação de poderes

Por 

Decano do STF, o ministro Celso de Mello comentou mensagem ofensiva postada no perfil do presidente da República

Decano do Supremo Tribunal Federal, o ministro Celso de Mello deu uma dura resposta ao ser questionado sobre o vídeo postado nesta segunda-feira (28/10) pelo perfil oficial do presidente Jair Bolsonaro no Twitter, que compara a Corte à uma hiena.

Perguntado pela Folha de S.Paulo, o ministro afirmou que o episódio aponta que o “atrevimento presidencial parece não encontrar limites”.

Para o ministro, comparar o STF à uma hiena é uma atitude absurda e grosseira por “falsamente identificar a Suprema Corte como um de seus opositores”. "Além de caracterizar absoluta falta de “gravitas” e de apropriada estatura presidencial, também constitui a expressão odiosa (e profundamente lamentável) de quem desconhece o dogma da separação de poderes."

Celso ainda lembra que é “imperioso que o Senhor Presidente da República — que não é um “monarca presidencial”, como se o nosso país absurdamente fosse uma selva na qual o leão imperasse com poderes absolutos e ilimitados — saiba que, em uma sociedade civilizada e de perfil democrático, jamais haverá cidadãos livres sem um Poder Judiciário independente”.

Além de atacar o STF, o vídeo também aponta como adversário do presidente OAB, ONU, PT, Veja, Folha de S.Paulo, MBL, "isentão", PCdoB, Rede Globo, O Estado de S. Paulo, Greenpeace, PSol, PSDB, MST, Jovem Pan, "via sensata", CUT, Lei Rouanet, Força Sindical e PDT. A postagem foi removida do perfil do presidente por volta das 18h do mesmo dia.

Clique aqui e leia a mensagem do ministro Celso de Mello

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 28 de outubro de 2019, 20h56

Comentários de leitores

10 comentários

Sua Excelência - o Ministro Celso - deve estar com amnésia

Paulo H. (Advogado Autônomo)

Que o Presidente da República "desconhece" alguma coisa que deveria "conhecer" isso eu também acho. Agora, "o dogma da separação dos Poderes" quem desconhece é o STF. Já perdemos a conta de quantas vezes o Supremo, em total afronta à democracia, usurpou a competência do Legislativo e legislou. Para nosso assombro, até tipo penal o STF já criou!

Quanto ao vídeo - lamentável, diga-se de passagem - parece certo que foi arte do caçula.

A hiena acuada

adv__wgealh (Advogado Autônomo - Ambiental)

Quando uma hiena fica acuada resolve se espernear, gritar, esbravejar, mas de nada adianta... OS LEÕES *BRASILEIROS QUE NÃO AGUENTAM MAIS A NOJENTA ATUAÇÃO DO STF* TRIUNFARÃO. Se não estão contentes poderiam começar por explicar os patrimonios absurdamente incompatíveis com os salários de ministros... poderiam justificar a *soltança* indiscriminada de bandidos, a começar pelos corruptos COMPROVADAMENTE PEGOS COM O PRODUTOR DO ROUBO, os traficantes, grandes criminosos, QUEM TEM DINHEIRO NÃO FICA PRESO. Isso é CONSTATAÇÃO... Se ainda querem se safar OUÇAM AS RUAS, ouçam o clamor do Povo. Desçam dos pedestais encastelados, criem vergonha e RESPEITEM A VONTADE DOS QUE PAGAM SEUS SALÁRIOS E OUTRAS FONTES.

Bom senso e Equilíbrio

Marco Martins (Outros - Administrativa)

Esse país não vai pra frente porque o povo no geral apoia atitudes infantis e desnecessárias como as que o atual presidente da república tem feito ultimamente.

O bom senso e o equilíbrio parece distantes...

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 05/11/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.