Previsão em edital

Candidata pode ser nomeada para vaga não preenchida por deficiente

Autor

25 de outubro de 2019, 11h15

Havendo previsão em edital, as vagas reservadas para pessoas com deficiência podem ser revertidas à ampla concorrência se não houver aprovados suficientes para preencher a cota.

Reprodução
Candidata de ampla concorrência poderá ser nomeada em vaga não preenchida por pessoas com deficiência. Reprodução

A decisão é 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça ao reconhecer o direito líquido e certo de uma candidata que pedia nomeação para o cargo de analista executiva de defesa social em concurso do estado de Minas Gerais.

A candidata afirmou que o edital previa cinco vagas para ampla concorrência e uma para pessoa com deficiência — a qual acabou não sendo preenchida na homologação final. Sendo a sexta colocada na ampla concorrência, ela considerou que deveria ocupar a vaga reservada para candidatos com deficiência, pois assim estava previsto nas regras do concurso.

Ao julgar o mandado de segurança da candidata, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais entendeu que o edital estabeleceu um número de vagas inferior à ordem de classificação da impetrante (sexto lugar), e que não cabia ao Judiciário criar vagas não previstas no concurso.

Para o tribunal estadual, não houve demonstração de que a requerente tenha sido preterida, pois no momento da inscrição ela tinha conhecimento de que concorreria a apenas cinco vagas, destinadas à ampla concorrência.

No entanto, o ministro Sérgio Kukina, relator no STJ do recurso interposto pela candidata, reconheceu que o item 3.6 do edital do concurso dispõe que "as vagas reservadas para as pessoas com deficiência que não forem preenchidas serão revertidas para os demais candidatos aprovados e classificados na ampla concorrência, observada a ordem classificatória final".

O ministro explicou que, havendo previsão específica no edital, as vagas reservadas devem ser revertidas para a ampla concorrência se não houver aprovados que preencham a condição de pessoas com deficiência.

"Demonstrada a ausência de pessoas com deficiência aprovadas no certame, faz jus à vaga revertida à ampla concorrência o candidato aprovado e classificado, segundo a ordem classificatória final, nos termos do que expressamente dispõe o edital do concurso. Eis porque, no contexto destes autos, a recorrente possui direito líquido e certo à nomeação", declarou o ministro. Com informações da assessoria de imprensa do STJ.

RMS 59.885

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!