Direito de Defesa

Juiz do DF derruba liminarmente suspensão de 19 deputados do PSL

Autor

22 de outubro de 2019, 16h13

O juiz Alex Costa de Oliveira, da 6ª Vara Cível de Brasília, concedeu liminar nesta terça-feira (22/10) para invalidar a tentativa da Executiva Nacional do Partido Social Liberal de suspender as atividades de 19 deputados da legenda. 

Creative Commons
Juiz 6ª Vara Cível de Brasília derruba suspensão de 19 deputados do PSL
Creative Commons

Na decisão, o juiz determina que “sejam suspensos todos os processos disciplinares instaurados em desfavor dos requerentes pelo partido réu, PSL, até o julgamento desta ação cautelar, quando será avaliada, principalmente, a alegação de que as notificações estavam desacompanhadas do inteiro teor da representação”.

"O estatuto do partido deve conter fidelidade e disciplina partidárias, processo para apuração das infrações e aplicação das penalidades, assegurado amplo direito de defesa. A responsabilidade por violação dos deveres partidários deve ser apurada e punida pelo competente órgão. Ao acusado é assegurado amplo direito de defesa", afirmou. 

O magistrado citou que no próprio tribunal, em caso semelhante, envolvendo o Partido Solidariedade, já deferiu cautelar contra decisão partidária ofensiva aos princípios constitucionais. 

"Na ocasião, foi decidido que, para a expulsão de filiado do partido, é necessário que seja seguido o trâmite determinado pelas normas existentes e elaboradas pela própria agremiação, e, não ocorrendo o devido processo, tem-se por existente o cerceamento de defesa", lembrou. 

No STF
Na segunda-feira (21/10), cinco deputados do PSL que se dizem aliados do presidente Jair Bolsonaro acionaram o Supremo Tribunal Federal para evitar a suspensão de suas atividades parlamentares.

O movimento acontece em meio a uma guerra de versões dentro do PSL sobre a possibilidade de um acordo para uma "pacificação" interna.

Clique aqui para ler a decisão
0732135-88.2019.8.07.0001

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!