R$ 30 mil por danos morais

Glenn Greenwald processa blogueiro que disse que mentia sobre câncer da mãe

Autor

15 de outubro de 2019, 22h17

O diretor do site The Intercept Brasil, Glenn Greenwald, informou nesta terça-feira (15/10) que apresentou à Justiça do Rio de Janeiro uma ação de indenização de R$ 30 mil por danos morais contra o blogueiro Oswaldo Eustáquio, do site Agora Paraná.

Fernando Frazão / Agência Brasil
Glenn Greenwald processa blogueiro que afirmou ser mentira câncer na família
Fernando Frazão/Agência Brasil

Em agosto, Eustáquio afirmou que Greenwald mentiu sobre o estado de saúde da mãe apenas para acelerar a concessão de visto para os filhos menores e, assim, partir com eles para os Estados Unidos.

"Não sou fã de processar. Fui advogado por 13 anos e tive o suficiente disso. Também sou um defensor veemente da liberdade de expressão e da imprensa livre. Mas mentiras e difamação não são, e esses campanhas coordenadas são destrutivas pra os alvos e o país", disse por meio do Twitter

Na ação, Glenn afirmou que o dano, no caso, decorreu da violação da dignidade humana e no "flagrante desrespeito da personalidade do jornalista americano e da família dele". 

"A Constituição assegura o direito de reparação de dano, e o Código Civil inaugura o capítulo de obrigação de indenizar por aquele que, por ato ilícito, causar dano a outrem", disse.

0252447-12.2019.8.19.0001

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!