Plenário Virtual

STF analisa constitucionalidade do imediato cumprimento de pena aplicada pelo Júri

Autor

10 de outubro de 2019, 16h43

Os ministros do Supremo Tribunal Federal analisam, em sessão virtual, um recurso extraordinário em que vai decidir se é constitucional o imediato cumprimento de pena aplicada pelo júri. A sessão teve início no dia 4 de outubro e termina no próximo dia 24. 

Divulgação
STF analisa o imediato cumprimento de pena aplicada pelo Tribunal do Júri

Se for reconhecida a repercussão geral, o tema vai ser analisado pelo Plenário. Na tese, os ministros analisam se a soberania dos vereditos do Tribunal do Júri autoriza a imediata execução de pena imposta pelo Conselho de Sentença.

Segundo o relator, ministro Luís Roberto Barroso, embora o acusado tenha respondido ao processo solto, negou-se a possibilidade de recorrer da sentença, em liberdade, tendo em vista o princípio da soberania dos veredictos do Tribunal do Júri.

O ministro votou para reconhecer a repercussão geral. "O tema envolve, portanto, o exame dos princípios da presunção de inocência, da soberania dos veredictos do Tribunal do Júri, da dignidade da pessoa humana e da proibição da proteção insuficiente do estado", disse.

Além disso, segundo o ministro, o assunto está relacionado a direitos fundamentais de inegável interesse jurídico.

"Isso porque a matéria possui repercussão geral sob os pontos de vista político, na medida em que envolve diretrizes de formulação da política criminal e mesmo de encarceramento, e social, pelos impactos negativos gerados pela sensação de impunidade gerada no meio social diante de condenações graves que, muitas vezes, não são efetivamente cumpridas", explicou. 

A proposta de Barroso foi seguida pelos ministros Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Marco Aurélio e Rosa Weber. Ainda faltam votar os ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Celso de Mello. 

RE 1.235.340

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!