Segurança de presídios

Câmara aprova em primeiro turno PEC que cria polícias penais

Autor

10 de outubro de 2019, 10h23

Com apenas oito votos contrários, o Plenário da Câmara aprovou, em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição que cria as polícias penais federal, dos estados e do Distrito Federal. A matéria, já aprovada no Senado, ainda precisa ser votada em segundo turno na Câmara. 

Reprodução
Se aprovada, PEC vai liberar os policiais civis e militares das atividades de guarda e escolta de presos Reprodução

Além da segurança dos estabelecimentos penais, a nova polícia terá outras atribuições definidas em lei específica de iniciativa do Poder Executivo respectivo e será vinculada ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencer.

Na justificativa da PEC, o ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), autor da proposta, afirma que o objetivo da proposta é conferir aos agentes penitenciários os direitos inerentes à carreira policial e liberar os policiais civis e militares das atividades de guarda e escolta de presos.

No Distrito Federal, assim como ocorre com as outras corporações, a polícia penal será sustentada por recursos da União, embora subordinadas ao governador do DF.

A PEC altera os artigos 21, 32 e 144 da Constituição. Segundo a PEC, o preenchimento do quadro de servidores das polícias penais será feito, exclusivamente, por meio de concurso público ou da transformação dos cargos isolados ou dos cargos de carreira dos atuais agentes penitenciários ou equivalentes. Com informações da Agência Câmara.

Clique aqui para ler a PEC aprovada na Câmara.
PEC 372/2017

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!