Interesse Público

CNMP analisa pedido para que Deltan Dallagnol saia de Curitiba

Autor

9 de outubro de 2019, 21h50

O conselheiro Valter Shuenquener de Araújo, do Conselho Nacional do Ministério Público, determinou que o procurador Deltan Dallagnol e o Ministério Público Federal prestem informações, no prazo de 15 dias, sobre pedido de remoção do membro do MPF. 

Fernando Frazão/Agência Brasil
CNMP analisa pedido para que Dallagnol seja afastado da "lava jato"
Fernando Frazão/Agência Brasil

"Compete ao Plenário do CNMP iniciar o procedimento de Remoção por Interesse Público. Assim, previamente à deliberação pelo Plenário quanto à instauração do procedimento, faz-se necessário estabelecer o contraditório para oitiva do agente ministerial que se pretende ver removido", disse Shuenquener. 

O despacho se baseou em um pedido de Abreu (PDT-TO) para que Deltan seja afastado da "lava jato". Alegando interesse público, a senadora diz que manutenção de procurador no comando da força-tarefa coloca em risco trabalhos da operação, apontado casos em que Deltan usou cargo para promoção pessoal.

Embate Sério
Em agosto, em outro processo em que Dallagnol e a senadora são protagonistas, o CNMP formou maioria para arquivar PAD contra Deltan Dallagnol por compartilhar notícia reportagem com informações sigilosas envolvendo Abreu.

A senadora acionou o CNMP em junho por uma publicação de Dallagnol em suas redes sociais.

Na ocasião, o procurador compartilhou em seu Facebook uma reportagem do O Estado de São Paulo sobre ela. Nela, o texto faz referência a fatos relacionados a uma investigação já arquivada.

Para a senadora, a conduta seria uma forma de promoção pessoal do membro do MP, e configurou vazamento de informações sigilosas.

Clique aqui para ler o despacho
Pedido de Providências 1.00723/2019-53

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!