Formação continuada

Instituto de Educação e Pesquisa oferece cursos para MP-RJ e público externo

Autor

8 de outubro de 2019, 8h34

O Instituto de Educação e Pesquisa (IEP) é o braço do Ministério Público responsável pelo constante aperfeiçoamento dos promotores e procuradores de Justiça. Por meio cursos, oficinas e eventos, a entidade busca adequar o MP-RJ às exigências sociais do século 21.

Divulgação/MP-RJ
Instituto de Educação e Pesquisa do MP-RJ foi criado em 2014.
Reprodução

Fundado em 2014, o IEP é coordenado por Paula Alexandra Nazareth. Essa escola de governo conta com o apoio de aproximadamente 30 colaboradores. Entre eles, profissionais de Direito, Economia, Biblioteconomia, Letras, Comunicação Social, Design e Pedagogia.

O objetivo do instituto é promover e articular a construção coletiva de conhecimentos de interesse social e institucional para promotores, procuradores de Justiça, servidores e estagiários do MP-RJ.

Para isso, o IEP promove cursos, oficinas e eventos educacionais. Alguns deles são obrigatórios, como os cursos de formação inicial na carreira de servidor e de promotor.

Paula Alexandra Nazareth explica que os temas das atividades educacionais são definidos após consultas internas a gestores e integrantes do MP-RJ. Os assuntos devem ser relacionados aos objetivos estratégicos do órgão. Há cursos sobre a atuação do MP; linguagens e tecnologias; formação de gestores e desenvolvimento pessoal e assessoramento técnico.

No catálogo de programas de educação à distância, há, entre outros, os cursos de “Direito das vítimas”, “Prisão em flagrante e audiência de custódia”; “Liberdade de expressão”; “Postura profissional”; “Processo de escolha de conselheiros tutelares”; e “Responsabilidade civil ambiental”.

Também há cursos abertos ao público externo. O IEP integra o sistema fluminense de ensino e conta com a autorização do Conselho Estadual de Educação para oferecer cursos de pós-graduação lato sensu, nível especialização. Esses programas —pagos— são oferecidos em parceria com outras instituições de ensino, como a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e a Universidade Federal Fluminense.

Atualmente, o IEP tem oito programas de pós-graduação: em gestão pública; políticas públicas e tutela coletiva; ciências penais; direitos humanos; crianças, adolescentes e família; inteligência aplicada; Direito Digital; e Direito Processual com ênfase em mediação e arbitragem.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!