Consultor Jurídico

Notícias

Todo o possível

Titular de gabinete atacado, desembargador elogia segurança do TRF-3

Por 

O ataque com faca feito por um procurador da Fazenda no Tribunal Regional Federal da 3ª Região ocorreu no gabinete do desembargador Paulo Guedes Fontes. Porém, o magistrado está em férias e a vítima acabou sendo a juíza Louise Filgueiras, que temporariamente trabalhava no local.

Ato de solidariedade à juíza esfaqueada no TRF-3 da avenida Paulista, em São Paulo
ConJur

Neste sábado (5/10) Guedes Fontes falou sobre o caso e ressaltou a necessidade de não se utilizar o episódio para críticas indevidas. 

O desembargador afirma que o TRF-3, localizado na avenida Paulista, tem feito um bom trabalho no quesito de segurança e, mesmo com a necessidade de melhoria em alguns aspectos, os procedimentos de segurança são satisfatórios. 

O procurador da Fazenda Nacional Matheus Carneiro Assunção foi preso na quinta-feira (3/10) depois de tentar matar uma juíza na sede do tribunal. Ele invadiu o gabinete da juíza convocada para substituir o desembargador, e chegou a acertar uma facada no pescoço dela, mas o ferimento foi leve.

A defesa do procurador conseguiu substituir a prisão preventiva por um tratamento no Hospital das Clínicas. 

Leia abaixo a nota 

"Apesar de reconhecer que há deficiências em muitos fóruns país afora, os procedimentos de segurança vêm sendo observados a contento no nosso tribunal.

Os visitantes passam obrigatoriamente por uma identificação e pelo detector de metais. No caso, o autor da agressão é procurador da Fazenda Nacional e não passou pelo detector em razão de normativos que o impedem. Ademais, a segurança do Tribunal agiu rapidamente logo que solicitada para efetivar a prisão em flagrante.

Assim, a preocupação com o reforço da nossa segurança, legítima e necessária, não deve tomar a forma de uma crítica injusta à atual administração do TRF-3, extremamente rigorosa e atenta ao bom andamento do serviço."

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 5 de outubro de 2019, 15h44

Comentários de leitores

2 comentários

De gênio e louco todo mundo tem um pouco

O IDEÓLOGO (Outros)

Na Avenida Paulista não tem somente gente inteligente, educada, controlada e atenciosa.
Com a democratização do Brasil, que se estende aos espaços públicos, com a colaboração do Código do Consumidor, os "descamisados" passaram a frequentar os lugares da elite perniciosa, pútrida, infame e corrupta. E muitos deles aspiram a ser elite, para atuarem pior que ela.

Ah tá.

MIA (Serventuário)

O desembargador elogiou a segurança que teria permitido que Matheus Carneiro Assunção tivesse acesso às dependências do TRF com uma faca, sem crachá, visivelmente alterado, entrando pelo subsolo ... ?
Na realidade:
a) o subsolo da Torre Sul só é permitido para desembargadores (Matheus é Advogado Geral da União);
b) o subsolo da Torre Norte, não dá acesso à Torre Sul;
c) como AGU, ele precisa se identificar e pegar um crachá para subir;
d) se a segurança viu que Matheus estava alterado e falava frases desconexas deveria tê-lo abordado na hora;
Outra coisa: essa pessoa esteve no Congresso das 9:00 às 18:40, passou o dia todo com inúmeras autoridades (incluindo muitos desembargadores, Ministro do STJ, Ministros da CGU, do TCU, MPF, presidente do TRF3, da AJUFE, ...) e não teve nenhum comportamento estranho, tudo transcorreu na mais perfeita ordem, terminado o Congresso, do nada, ele ficou alterado, NÃO FOI ABORDADO PELA SEGURANÇA e esfaqueou pessoa aleatória ?
O elogio à segurança foi a cereja do bolo ...

Comentários encerrados em 13/10/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.