detecção automática

STF lança edital para comprar aparelhos de raio-x e detectores de metais

Autor

1 de outubro de 2019, 21h29

Após declarações do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, a Corte publicou nesta terça-feira (1º/10) um edital para comprar quatro scanners de raio-x e dez detectores de metais.

Gil Ferreira/SCO/STF
STF quer novos detectores de metal
Gil Ferreira/SCO/STF

Segundo o documento, com valor total estimado em R$ 664.833,33, os equipamentos devem "fornecer imagens capazes de ajudar o operador a identificar materiais que possam apresentar risco à segurança".

"Devem ainda "possuir alta capacidade de detecção automática em tempo real, com sistema de aperfeiçoamento de imagem e detecção de matéria orgânica, inorgânica e hibrida, em cores, possibilitando a observação de materiais suspeitos como explosivos e drogas", informa o edital. 

Imbróglio das Partes
Na última semana, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, proibiu Janot de se aproximar a menos de 200 metros de qualquer um dos ministros do tribunal. O ex-PGR está impedido de entrar no Supremo e teve suspenso seu porte de armas.

Segundo o ministro, as medidas cautelares foram tomadas “para evitar a prática de novas infrações penais e preservar a integridade física e psicológica dos ministros, advogados, serventuários da justiça e do público em geral que diariamente frequentam esta Corte”.

 Alexandre se baseou em um pedido do ministro Gilmar Mendes, após tomar conhecimento de entrevistas em que o ex-procurador disse que chegou a ir armado para uma sessão do STF com a intenção de matar a tiros o ministro Gilmar.

“Não ia ser ameaça não. Ia ser assassinato mesmo. Ia matar ele [Gilmar] e depois me suicidar”, afirmou à Veja e e ao O Estado de S. Paulo.

Clique aqui para ler o edital

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!