Consultor Jurídico

Colunas

Diário de Classe

Jeremy Waldron e a dignidade da pessoa humana como status jurídico

Comentários de leitores

2 comentários

O texto de Jeremy Waldron

Suelen Gil (Outros)

Acredito que o texto de Waldron não mencionado seja "Is dignity the foundation of Human Rights?". Outro artigo publicado pelo mesmo autor, no mesmo periódico, mas em edição anterior (2011), "How Law protects dignity" já apresentava a perspectiva da dignidade como um status*, que não teria sido superado, mas distribuído a todas as pessoas (ou pelo menos assim foi concebido em certo ponto). Outra ideia interessante levantada por Waldron foi a proteção da dignidade não só no texto legal, mas na própria prática jurídica e nas instituições, o que pode remeter às garantias processuais e à auto-aplicação do direito.
* Citada por Waldron, vale a leitura de "A human dignitas? The contemporary principle of human dignity as a mere reappraisal of an ancient legal concept", de S. Hennette-Vauchez.

O texto de Jeremy Waldron

Suelen Gil (Outros)

Acredito que o paper que deixou de ser citado seja "Is dignity the foundation of Human Rights?". Mas outro artigo muito interessante de J. Waldron, publicado no mesmo periódico, em edição anterior (2011), é "How Law protects dignity". Nele há também a ideia de status*, que não teria sido superado, e sim apenas distribuído a todas as pessoas. A questão mais interessante, contudo, é a visão de Waldron de que a proteção da dignidade não se dá somente expressamente no texto legal, mas também de forma tácita, nas prática jurídicas e nas instituições.
*Citada por Waldron, vale ler também "A human dignitas? The contemporary principle of human dignity as a mere reappraisal of na ancient legal concept", de Stéphanie Hennette-Vauchez.

Comentar

Comentários encerrados em 8/12/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.