Consultor Jurídico

Notícias

Padrões em risco

Associação questiona no STF abertura de mercado de transporte rodoviário

Comentários de leitores

1 comentário

Ventos neoliberais

O IDEÓLOGO (Outros)

"O Neoliberalismo é uma doutrina socioeconômica que retoma os antigos ideais do liberalismo clássico ao preconizar a mínima intervenção do Estado na economia, através de sua retirada do mercado, que, em tese, autorregular-se-ia e regularia também a ordem econômica. Sua implantação pelos governos de vários países iniciou-se na década de 1970, como principal resposta à Crise do Petróleo.
Os neoliberais combatem, principalmente, a política do Estado de Bem-Estar social, um dos preceitos básicos da social democracia e um dos instrumentos utilizados pelo Keynesianismo para combater a crise econômica iniciada em 1929. Nessa política, apregoava-se a máxima intervenção do Estado na economia, fortalecendo as leis trabalhistas a fim de aumentar a potencialidade do mercado consumidor, o que contribuía para o escoamento das produções fabris.
A crítica direcionada pelo neoliberalismo a esse sistema é a de que o “Estado forte” é oneroso e limita as ações comerciais, prejudicando aquilo que chamam de “liberdade econômica”. Além disso, a elevação dos salários e o consequente fortalecimento das organizações sindicais são vistos como ameaças à economia, pois podem aumentar os custos com mão de obra e elevar os índices de inflação (https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-neoliberalismo.htm).<br/>.seria gerido pela “mão invisível”, ante

Comentar

Comentários encerrados em 8/12/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.