Advogados na Mira

Bote da PF para atingir Asfor foi usado para investigar outros escritórios

Autor

29 de novembro de 2019, 21h18

Assim como aconteceu nas investigações em torno do ex-governador Sérgio Cabral —, quando um alvo de busca e apreensão foi usado para investigar contratos de dezenas de escritórios de advocacia — um bote da Polícia Federal, em São Paulo e Brasília, foi usado para investigar um grande número de escritórios e advogados, nesta sexta-feira (29/11).

Reprodução
O alvo de hoje foi o escritório Cesar Asfor Rocha Advogados

O alvo de hoje foi o escritório Cesar Asfor Rocha Advogados. Aparentemente, contudo, os agentes da PF terminaram a missão de mãos vazias. É que a ordem era para buscar contratos e comunicações ocorridas entre os advogados de 2009 e 2012. No entanto, o escritório em questão foi criado em 2013.

O alegado motivo do inquérito é apurar a acusação do ex-ministro Antônio Palocci — condenado por corrupção e lavagem de dinheiro — de que a empreiteira Camargo Corrêa teria comprado o trancamento da operação "castelo de areia”, nove anos atrás.

O objeto do julgamento à época, porém, não foi o combate à corrupção empresarial. Anulou-se uma ordem ilegal que autorizava a interceptação telefônica de todos os usuários de treze operadoras. A determinação baseou-se em suposta denúncia anônima e não foi fundamentada, como impõe a Constituição. 

O fato de a investida de hoje ter se baseado em denúncias de Palocci fica ainda mais sob suspeita quando consideradas as fragilidades da peça central da “delação”. O contrato que ele afirmou ter feito com a Camargo Corrêa para “comprar” a decisão do STJ na verdade envolvia, como ficou demonstrado, outra empresa: o Grupo Pão de Açúcar. 

O documento tornou-se público quando foi descoberto que Palocci, enquanto ministro, usava sua influência para fazer negócios que tivessem alguma tangência com o governo. O próprio ex-ministro, que perdeu o emprego na esteira desse escândalo, apresentou o contrato à Justiça. 

Palocci disse que os R$ 5 milhões (ora mencionados como reais, ora como dólares, ora sem moeda) supostamente utilizados para barrar a operação “castelo de areia” foram depositados em uma conta na Suíça por um advogado da Camargo Corrêa. Mas as provas indicam que o dinheiro ficou com ele mesmo.

Em relação às buscas desta sexta, o escritório de Asfor Rocha informou que "aguarda com serenidade as apurações baseadas em afirmações do ex-deputado Antônio Palocci. As suposições com que o ex-petista, já condenado por corrupção, tenta comprar sua liberdade não têm respaldo nos fatos".

Escritórios na mira
Investidas contra os advogados estão se tornando um lugar-comum nos últimos anos. Segundo um levantamento da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo, 200 autorizações judiciais para buscas em escritórios de advocacia de todo o país foram emitidas em 2019.

Já na execução de busca e apreensão que aconteceu hoje, a Polícia Federal e o Ministério Público miraram em um escritório tentando atingir muitos outros, e não é possível dizer sequer que práticas como esta sejam inéditas.

Isso porque, guardadas as devidas proporções, a operação possui muitas semelhanças com o procedimento que ocorreu na sede da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) em outubro. 

Na ocasião, foram apreendidos contratos firmados entre advogados e a federação. No total, contratos de cerca de 50 bancas foram capturados, alguns envolvendo os maiores escritórios do Brasil, segundo informações do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!