Experiências fracassadas

O AI-5 é incompatível com a democracia, defende Toffoli

Autor

26 de novembro de 2019, 16h41

"O AI-5 é incompatível com a democracia. Não se constrói o futuro com experiências fracassadas do passado." A declaração é do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, durante Encontro Nacional do Poder Judiciário em Maceió, nesta terça-feira (26/11). 

G.Dettmar /Agência CNJ
O AI-5 é incompatível com a democracia, defende presidente do STF, Dias Toffoli
G.Dettmar/Agência CNJ

Toffoli reagiu às declarações de Paulo Guedes. Em conversa com jornalistas nos Estados Unidos, o ministro da Economia fez alusão a um discurso do ex-presidente Lula, no último dia 9, para que a população seguisse o exemplo do Chile e da Bolívia, de "lutar e resistir", e para que as pessoas não se assustem se "alguém pedir o AI-5".

Mais cedo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), no seminário "Política, democracia e Justiça", realizado nesta terça-feira (26/11), pela ConJur, afirmou que o AI-5 não pode virar um "bom dia".

"O uso leviano e equivocado das narrativas autoritárias gera instabilidade e insegurança. Por isso, é necessário encontrar instrumentos de fortalecimento das instituições, e, para isso, o parlamento tem papel decisivo", disse.

Representação
O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) protocolou nesta tarde representação junto à Comissão de Ética Pública da Presidência da República para que "adote as providências legais com vistas à apuração" das declarações do ministro Paulo Guedes, sobre o "possível AI-5".

Clique aqui para ler a representação do senador

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!