Consultor Jurídico

Notícias

Experiências fracassadas

O AI-5 é incompatível com a democracia, defende Toffoli

Por 

"O AI-5 é incompatível com a democracia. Não se constrói o futuro com experiências fracassadas do passado." A declaração é do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, durante Encontro Nacional do Poder Judiciário em Maceió, nesta terça-feira (26/11). 

O AI-5 é incompatível com a democracia, defende presidente do STF, Dias Toffoli
G.Dettmar/Agência CNJ

Toffoli reagiu às declarações de Paulo Guedes. Em conversa com jornalistas nos Estados Unidos, o ministro da Economia fez alusão a um discurso do ex-presidente Lula, no último dia 9, para que a população seguisse o exemplo do Chile e da Bolívia, de "lutar e resistir", e para que as pessoas não se assustem se "alguém pedir o AI-5".

Mais cedo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), no seminário "Política, democracia e Justiça", realizado nesta terça-feira (26/11), pela ConJur, afirmou que o AI-5 não pode virar um "bom dia".

"O uso leviano e equivocado das narrativas autoritárias gera instabilidade e insegurança. Por isso, é necessário encontrar instrumentos de fortalecimento das instituições, e, para isso, o parlamento tem papel decisivo", disse.

Representação
O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) protocolou nesta tarde representação junto à Comissão de Ética Pública da Presidência da República para que "adote as providências legais com vistas à apuração" das declarações do ministro Paulo Guedes, sobre o "possível AI-5".

Clique aqui para ler a representação do senador

 é correspondente da revista Consultor Jurídico em Brasília.

Revista Consultor Jurídico, 26 de novembro de 2019, 16h41

Comentários de leitores

1 comentário

Sem Comentarios !

Claudio COMMAIS (Consultor)

Quase ninguém comenta sobre as falas de Lula, desacreditado que é, mas esses ditos merecem acompanhamento da LSN, não !?
Quanto aos rebates dos "interessados" no ptismo e demais politicas ilusórias e locupletantes de seus participantes e controladores, contrariando possível necessidade de aplicação de um modelo parecido ou igual ao AI5, todas pessoas mais esclarecidas sabem que é preocupação por causa própria e não uma simples analise e critica do empenho do novo governo que busca elevar o pais e a situação do povo a um patamar melhor do que governos das ultimas décadas deixaram ! ...
O governo deveria esclarecer Melhor o povo sobre o que é a democracia, qual o modelo, que o ptismo tenta impor aos menos informados e formados . A começar com o entendimento da "ditadura" (desmistificar o que a mídia esquerdista divulga) que a grande maioria dos brasileiros, de bem que são, com 40 anos a 60 de idade hoje, passaram por ela e nem sentiram, alias sentiram uma fase boa ! Gente que só houve a mídia falar da "época da ditadura" absorvendo isso no intelecto e pouco percebendo que vivenciou isso, e que não era assim ! ...

Comentários encerrados em 04/12/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.