Enxugando o Estado

Vereadores de Tatuí apresentam projeto para diminuir tamanho da Câmara

Autor

23 de novembro de 2019, 15h46

Um grupo de vereadores de Tatuí está tentando emplacar um projeto que pode acabar como um exemplo de como o Estado pode se restruturar no Brasil. Os legisladores protocolaram na Câmara Municipal de Tatuí uma proposta de emenda à Lei Orgânica do Município, para alterar o artigo 8º e reduzir de 17 para 11 o número de parlamentares a partir da próxima Legislatura, que se inicia em 1º de janeiro de 2021.

O objetivo da proposta é reduzir as despesas do Poder Legislativo e economizar cerca de R$ 5 milhões durante a próxima Legislatura, levando-se em conta apenas subsídios, vencimentos e vantagens dos seis vereadores e seis assessores parlamentares a menos. Os autores da emenda apontam, na justificativa, que a economia será ainda maior, pois a Câmara passará a economizar com materiais de consumo para a manutenção dos gabinetes, viagens com o veículo oficial e despesas administrativas.

“Toda a economia a ser viabilizada através desta propositura poderá ser investida em prol da população, nas áreas de saúde, trabalho e desenvolvimento social, segurança pública e mobilidade urbana, dentre outras”, citam os vereadores.

Para os autores da proposta, a aprovação da emenda à Lei Orgânica do Município em 2011, acrescendo de 11 para 17 o número de vereadores na Câmara de Tatuí, ocorreu de maneira precipitada, sem levar o assunto à discussão junto à população, além de aumentar de maneira considerável o orçamento anual da Câmara, em torno de 30%.

Os parlamentares destacam ainda, no texto da justificativa, que a alegação de que um número maior de vereadores aumentaria a representatividade da população junto à Câmara não procede, pois durante duas legislaturas (2005 a 2008 e 2009 a 2012), o Legislativo Tatuiano foi composto por 11 vereadores e estes representavam os mais importantes e prioritários setores da sociedade, nas áreas de saúde, segurança pública, educação, empresarial e sindical, entre outros

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!