Consultor Jurídico

Notícias

Mérito Legislativo

Deputados homenageiam Felipe Neto, Glenn Greenwald e Gilmar Mendes

A Câmara dos Deputados homenageou nesta quarta-feira (20/11) 41 pessoas com as medalhas do “Mérito Legislativo”, a mais alta honraria concedida pela Casa. Foram agraciados, entre outros, o influenciador digital Felipe Neto, o jornalista Glenn Greenwald, a ativista Luisa Mell, o ex-tenista Gustavo Kuerten e os ministros do STF Dias Toffoli e Gilmar Mendes. 

Youtuber recebeu medalha "Mérito Legislativo”
Reprodução

A medalha foi criada em 1983 para “distinguir e condecorar autoridades, personalidades, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civil ou militar, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil”.

Os nomes das pessoas escolhidas para receber a medalha são sugeridos por líderes partidários e integrantes da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

Para o deputado Mário Heringer (PDT-MG), segundo secretário da Câmara, a premiação é importante, pois aproxima o cidadão e o Legislativo. “Esse prêmio reconhece e faz aproximar a sociedade da Câmara dos Deputados. É um reconhecimento que se faz às pessoas que tem trabalhado pelo Brasil”, afirmou o parlamentar

O pedetista de Minas foi quem indicou o youtuber Felipe Neto ao prêmio, por ele ter se colocado "na mira de preconceitos irracionais, ditos nacionalistas e defensores do bom costume — que só sabem espalhar o medo e o ódio”. 

Em resposta, o influenciador afirmou que “ser agraciado com a medalha mais importante do Poder Legislativo é uma honra e uma alegria indescritível. "Além disso, essa medalha é muito simbólica e emblemática, porque, ao contrário do que algumas pessoas pensam e afirmam, não é a política que está contra mim." 

No início de setembro, Felipe foi alvo de ataques após comprar e distribuir aproximadamente 14 mil livros com temática LGBTQI após tentativa do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), de censurar uma revista em quadrinhos da Marvel que trazia uma cena de beijo entre dois homens.

Revista Consultor Jurídico, 21 de novembro de 2019, 15h04

Comentários de leitores

1 comentário

difícil

Rogério Brodbeck (Advogado Autônomo - Civil)

Até comentar textos tá difícil aqui. Primeiro, é preciso rolar a página até o infinito, passando por zilhões de novas fórmulas de emagrecimento, ver como Sophia Loren está aos 120 anos, etc... Só depois de segura o mouse, clica, e etc... Vamos ao ponto: Ver youtuber, jornalista alienígena que obtém vídeos de forma fraudulenta e ministros do Supremo não lá muito apreciados sendo homenageados com a mais alta honraria da Câmara deve fazer o nosso amado e laureado tenista enrubescer... se fosse eu, não compareceria ao ato...

Comentários encerrados em 29/11/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.