Vida no cárcere

Justiça da Itália confirma pena de prisão perpétua para Cesare Battisti

Autor

19 de novembro de 2019, 19h47

flickr.com
Cesare Battisti teve pena de prisão perpetua confirmada pela Justiça da Itália
flickr.com

Cesare Battisti teve a sentença de prisão perpétua confirmada nesta terça-feira (19/11) pelo Tribunal de Cassação da Itália.

A corte considerou inadmissível o recurso apresentado pela defesa do italiano contra o tribunal de apelação de Milão, que negou que sua pena fosse comutada para 30 anos de prisão no último dia 17 de maio.

Protagonista de uma extensa batalha judicial no Brasil, Battisti foi preso em janeiro deste ano na Bolívia. Foragido por 40 anos, passou pela França e se estabeleceu no Brasil nos anos 2000.

O julgamento sobre sua extradição durou anos e chegou até o Supremo Tribunal Federal. Battisti chegou a ser defendido pelo ministro Luís Roberto Barroso, quando ele ainda advogava.

Battisti foi condenado à prisão perpétua em 1993 sob a acusação de ter cometido quatro assassinatos na Itália nos anos 1970, acabou fugindo para a França, quando se notabilizou por seus livros de romance policial. Foi expulso do país em 2004 e se refugiou no Brasil.

Em 2010, recebeu status de refugiado político do ex-presidente Lula. Mas teve seu status retirado e recebeu ordem de deportação ainda no governo de Michel Temer. Em seu retorno à Itália, finalmente, confessou os seus crimes.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!