Consultor Jurídico

Notícias

Quatro anos

Advogado e professor de Direito Financeiro Ricardo Lodi é eleito reitor da Uerj

Por 

O advogado e professor de Direito Financeiro Ricardo Lodi Ribeiro foi eleito nesta quinta-feira (7/11) reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro para o próximo quadriênio (2020 - 2023). Mario Carneiro foi eleito vice-reitor. 

Professor Ricardo Lodi comandará a Uerj nos próximos quatro anos
Reprodução/Facebook

Lodi, atual diretor da Faculdade de Direito da Uerj, comemorou o resultado. “Ficamos felizes que a comunidade entendeu a necessidade de construção coletiva de um projeto de coesão e defesa da universidade pública, gratuita, referenciada socialmente, laica e de excelência”.

O novo reitor é sócio do Ricardo Lodi Advogados, escritório especializado em Direito Tributário, Financeiro, Administrativo e Constitucional.

Bacharel em Direito pela Uerj, ele é mestre em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes e doutor em Direito e Economia pela Universidade Gama Filho. 

Lodi é professor adjunto de Direito Financeiro da Uerj nos cursos de graduação, mestrado e doutorado.

Mudança para o centro
Em 2017, Lodi, ao lado de professores da Uerj, como os ministros do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso e Luiz Fux, defendeu a mudança da Faculdade de Direito do Maracanã, na zona norte da capital fluminense, para o antigo prédio do Tribunal de Alçada e do Júri, no centro.

O objetivo, segundo Lodi, era aproximar a faculdade do centro, onde está localizada a maioria dos escritórios de advocacia, tribunais e órgãos públicos.

A medida foi criticada por um grupo de professores. Segundo eles, o isolamento da entidade faria com que professores e alunos desperdiçassem a chance de conviver com outras realidades acadêmicas e sociais. Além disso, eles avaliaram não ser legítimo que um pequeno grupo esteja negociando uma mudança tão grande sem ouvir a comunidade acadêmica.

No entanto, a proposta foi derrotada em votação, e a Faculdade de Direito permaneceu no campus Maracanã.

 é correspondente da revista Consultor Jurídico no Rio de Janeiro.

Revista Consultor Jurídico, 8 de novembro de 2019, 17h07

Comentários de leitores

2 comentários

Parabéns

Amaralsantista (Advogado Autônomo - Trabalhista)

Parabéns ao Professor Lodi, na certeza que a Universidade Federal do Rio de Janeiro não poderia estar tão bem representada. Que as demais Universidades Federais pelo Brasil afora tenham a mesma sorte.

Parabéns, mestre

O IDEÓLOGO (Outros)

Parabéns ao intelectual jurídico.

Comentários encerrados em 16/11/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.