Consultor Jurídico

Debate sobre redes sociais e democracia acontece nesta quinta

7 de novembro de 2019, 9h18

Por Redação ConJur

imprimir

Acontece nesta quinta-feira (7/9), às 19h, no Centro Cultural b_arco, o evento Políticos, Redes Sociais e Democracia. O debate irá contar com a participação do professor de Direito da Usp, Justino de Oliveira. 

Istockphoto
Influência das redes sociais no processo democrático é tema de evento em SP
Istockphoto

Entre as temáticas debatidas estarão a estratégia do governo de Jair Bolsonaro de comunicação direta com seus apoiadores por meio de plataformas digitais, a profusão das notícias falsas nas redes sociais e seu efeito na erosão do Estado Democrático de Direito, e a polarização social que marca o atual momento do país.

Em entrevista à Rádio USP, Oliveira comentou que os efeitos tecnológicos para a democracia não são necessariamente negativos. “Estamos em um momento de fazer um balanço desses efeitos”, comenda. 

O professor também comentou a recente decisão do presidente do Twitter, nos Estados Unidos, Jack Dorsey, que anunciou que a rede não permitirá mais o impulsionamento de conteúdo político. “O que a gente vem observando é que em regimes em que você tem um populismo muito exacerbado acabam sendo baseados em fake news nas plataformas digitais. Esses políticos quando eleitos em cargos executivos têm uma tendência a exercer seus mandatos de maneira autoritária e populista”, explica. O debate é aberto ao público. 

Clique aqui para se inscrever