Nem lá, nem cá

Leia a edição da revista "Manchete" que fotografou o 31 de março de 1964

Autor

31 de março de 2019, 6h55

Ditadura, ditabranda, revolução ou golpe. Na China, em Cuba, na Rússia ou no Brasil, as viradas de página da história, em perspectiva, são pratos servidos à la carte. Ao gosto do freguês. O aniversário do golpe de 64, sob o governo Bolsonaro, evoca reflexões.

Mas nada como os fatos (Sua Excelência, o fato, como dizia Ulysses Guimarães), para envergonhar os mais entusiasmados. Esta "edição histórica" da revista Manchete, agride as crenças do Flamengo e do Fluminense. Ela mostra, por exemplo, que a maioria dos protagonistas políticos de então apoiou a derrubada do governo João Goulart. Mas ela não esconde que foi um golpe.

O que aconteceu depois, só os mais velhos lembram. A ala liberal gosta de lembrar que ao impedir o bloqueio do comunismo (ou algo parecido) impediu que o Brasil se tornasse uma Cuba. Mas não gosta de admitir que os militares devolveram o poder aos civis quando a inflação beirava os 80% ao mês. A perversidade do autoritarismo é interpretada como necessidade por bolsonaristas ou como falta de humanidade por seus antagonistas.

Seja o que for, um passeio pelas páginas da Manchete ajuda a entender melhor o que foi o 31 de março de 1964 (que, na verdade, aconteceu no dia 1º de abril).

Clique aqui para ler a edição histórica.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!