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Conduta abusiva

Claro terá que pagar R$ 40 mil de indenização por ligar mais de 10 vezes por dia

Comentários de leitores

5 comentários

Decisão a ser comemorada

Paulo Cesar Flaminio (Advogado Autônomo)

O objetivo da condenação por dano moral é o caráter sancionatório e educativo. Pressupõe-se – corretamente – que uma empresa multada e condenada a indenizar moralmente, vá se aperfeiçoar nos seus serviços para evitar futuras condenações. Infelizmente, no Brasil, condenações como essa são excepcionais, quando deveria ser regra. Isso porque, é muito cômodo (e barato) às Empresas Telefônicas, no caso específico, pagar as pífias indenizações do que melhorar a sua qualidade de serviço e atendimento. Várias condenações desse jaez, certamente farão as empresas mudarem de postura. Quanto ao Sr. Sandro Xavier (Assessor Técnico), pelo comentário despropositado, acho que era o funcionário da Claro que ficava ligando.

Parabéns

incredulidade (Assessor Técnico)

Concordo com o Carlos...
Não adianta ficar dando indenização de 1000 reais para uma empresa cujo dono é dos homens mais ricos do planeta.
É simples cálculo atuarial... ligo abusivamente para 50.000 pessoas, pago 1000 de indenização para 250...
Sai bem barato.
Agora, se eu pago 40 mil a 250.. ai já é hora de mudar os parâmetros.
Sobre o comentário do Sandro Xavier.. é como dizer que pipoca não tem antena porque os discos voadores não são amarelos

Sandro Xavier (Assessor Técnico)

Carlos (Advogado Sócio de Escritório)

Sandro Xavier (Assessor Técnico)

O seu comentário também deixa claro que vc desconhece direito do consumidor, pena educativa/pena com caráter pedagógico, pena baseada no poder econômico do ofensor (sim, está na LEI), ou, quem sabe, na pior das hipótese é um imbecil (descumpem-me, mas mereceu) de um juiz sem noção.

Afinal, ao que parece vc não é da área jurídica e sim, talvez um assistente social (assessor técnico de quê/quem?). O que está fazendo/opinando neste site jurídico?

Eu não entro em site/fórum/blog médico para dar pitacos...

Inversão de valores

Sandro Xavier (Serventuário)

Essa indenização mostra que 10 ligações por dia valem 40 mil reais, sendo que o trabalhador precisa trabalhar 8 horas por dia, ou 480 minutos por dia, durante 40 meses seguidos, para ganhar esses mesmos 40 mil reais.

480 minutos de trabalho do pobre, por 30 dias, da 14400 minutos por mês.

14400 minutos por mês da direito a 998 reais para o pobre trabalhador.

Isso equivale a 576 mil minutos, pelos 40 meses necessários para completar os 40 mil reais.

A vida do trabalhador pobre vale menos? Porque não conceder um salário-mínimo de 40 mil reais também?

Ou então, ter como meio de vida profissional, receber 10 chamadas telefônicas por dia, para ao final de 30 dias, cair na conta 40 mil reais,

E o milagre ocorreu

Carlos (Advogado Sócio de Escritório)

40 mil? É a primeira vez, em 20 anos de advocacia, que vejo uma condenação EXEMPLO como esta.

Não foi uma condenação "esmola" como costumo dizer. Foi um valor de suma importância (40 mil) para que a Claro e outras entendam que não vale a pena infringir leis e perturbar indevidamente e abusivamente os consumidores.

Desembargadores do TJSP, sigam o belo exemplo de seu colega Desembargador Roberto Mac Cracken.

Parabéns Desembargador Roberto Mac Cracken. Este fato é inédito na história do TJSP (que costuma dizer que este fato é ""mero aborrecimento""" ou que o dano moral foi arbitrado em 2 mil, 3 mil reais) e merece aplausos.

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