Necessidade de provas

Ser servidor não é causa automática de aumento de pena por fraude, decide STJ

Autor

27 de março de 2019, 18h32

O fato de um condenado por fraude a concurso ser servidor público não autoriza o aumento imediato da pena. Para aplicação da qualificadora, é preciso provar que o servidor se valeu do cargo para cometer o crime, decidiu, por unanimidade, a 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça nesta quarta-feira (27/3).

Sandra Fado
Para o ministro Reynaldo Soares da Fonseca, para que haja incidência da causa de aumento é imprescindível que as provas sejam apresentadas. 

A seção seguiu o voto do relator, ministro Reynaldo Soares da Fonseca. Ele cassou a pena estabelecida no acórdão local por entender que houve violação à jurisprudência do STJ. 

"Para que haja a incidência da causa de aumento é imprescindível que se prove que o servidor público utilizou das facilidades que o cargo lhe proporciona para a prática do intento criminoso”, disse. 

Em relação ao regime de prisão, o homem foi enquadrado no fechado. Na decisão desta quarta-feira, no pedido da defesa para ir para o semiaberto, o ministro decidiu que cabe ao tribunal de origem avaliar se cabe ou não ir para o semiaberto. 

No caso, o colegiado analisou uma reclamação sobre aumento de pena aplicada a um ex-servidor do Banco Central condenado por fraude em concurso público, ocasião em que houve a chamada "cola eletrônica". Entretanto, o concurso não tinha qualquer referência e relação com o cargo de funcionário do BC. 

RCL 37.247

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!