Consultor Jurídico

Mercado Jurídico

Por Sérgio Rodas

Blogs

Crítica hermenêutica

Jurista Lenio Streck lança livro nesta quarta-feira (27/3) no Rio de Janeiro

O jurista e colunista da ConJur Lenio Streck lançará a obra Diálogos sino-luso-brasileiros sobre jurisdição constitucional e a crítica hermenêutica do Direito nesta quarta-feira (27/3) na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), no centro da capital fluminense. Lenio é presidente do Fórum Permanente de Hermenêutica e Decisão da Emerj.

O livro reúne artigos acadêmicos de 15 autores que dialogam com diversos ramos do Direito. Em 13 capítulos, a obra traz uma pluralidade de tópicos que instiga os leitores a novas navegações, ao abandono do senso comum teórico, e promove a unidade sintética do pensamento.

A obra fundamenta-se na crítica hermenêutica do Direito, teoria criada por Lenio Streck há mais de 20 anos. "No início se chamava nova crítica do Direito. É uma teoria baseada em dois grandes filósofos: Ronald Dworkin, na verdade, mais jurista que filósofo, e Hans Geog Gadamer. Com essa construção teórica, busco estabelecer para o Direito condições para que consigamos traçar critérios para decidir, já que a aplicação do Direito deve ter critérios, não pode depender da vontade individual do intérprete", aponta o jurista.

Ele também afirma que a obra busca unir teoria e prática. "O leitor pode experienciar os ares da academia. Pode ver como, a partir de uma matriz teórica, é possível escrever sobre vários temas do Direito. É a academia mostrando que é possível unir teoria e prática. Existe uma diversidade e uma unidade. Esse é o charme do livro. Cada autor parte de um lugar diferente e chega ao mesmo lugar, que é o do prestigiamento da autonomia do Direito. A Constituição como centro do Direito".

No evento, os autores discutirão pontos centrais da obra. A abertura do encontro será conduzida pelo diretor-geral da Emerj, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, pela professora, membro do Fórum Permanente de Hermenêutica e Decisão da Emerj e autora da obra, Lucia Frota, e pelo professor, organizador do livro e autor da obra, Bruno Cavalcanti Mendes.

O evento é aberto ao público e ocorrerá das 18h30min às 20h30min no auditório da Emerj, localizado na Rua Dom Manuel, 25, 1º andar, centro do Rio. Para se inscrever, clique aqui.

Serão concedidas horas de estágio pela OAB-RJ aos alunos de Direito que participarem do evento. Poderão ser concedidas horas de atividades de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do encontro.

Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 26 de março de 2019, 14h37

Comentários de leitores

2 comentários

Coordenadores da obra

Bruno Miola (Advogado Autônomo - Civil)

Estranho a notícia não mencionar os coordenadores da obra, Elpídio Paiva Luz Segundo e Bruno Cavalcanti Angelin Mendes, da qual o Lênio é o homenageado.

A cruzada

O IDEÓLOGO (Outros)

de Lenio Streck contra o Decisionismo.

Comentários encerrados em 03/04/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.