Consultor Jurídico

Entrevistas

Guinada constitucional

"Em nome da liberdade individual, Direito Civil pré-88 deu salvo-conduto a abusos"

Comentários de leitores

3 comentários

Jabuticabeiras

Eneida Schiavon (Advogado Assalariado - Civil)

A única coisa que a CF de 88 trouxe foram as jabuticabas aos detentores de poder - executivo, legislativo e judiciário, todas elas escondidas sob um manto de defesa do cidadão comum. Balela. Deveria alterar o nome: em vez de Constituição Federal, retifiquem para Constituição das Jabuticabas, é mais apropriado.

Piada?

MAIS MISES-MENOS marx (Advogado Sócio de Escritório - Empresarial)

Falar que esta Constituição trouxe liberdade individual é piada. Todo "Direito" (entenda-se privilégio concedido pelo Estado) gera um dever a terceiros. A CF/88 prometeu o Eden e entregou o Brasil. Grande parte dos juristas continuam a defender incansavelmente, fechando os olhos pra qualquer erro, como se na insistência fosse funcionar...

Jurista gustavo josé mendes tepedino

O IDEÓLOGO (Outros)

Professor Titular de Direito Civil e ex-Diretor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Doutor em Direito Civil pela Universidade de Camerino (Itália) e Livre-Docente pela Faculdade de Direito da UERJ. Professor Visitante das Universidades de Molise (Itália); São Francisco (Califórnia - EUA) e Poitiers (França). Pesquisador Visitante do Instituto Max-Planck de Direito Privado Comparado e Internacional (Hamburgo - Alemanha). Pesquisador Visitante da Universidade de Stanford (Califórnia - EUA). Membro Titular da Academia Internacional de Direito Comparado (Paris, França); da Academia Brasileira de Letras Jurídicas (ABLJ); do Comitato Scientifico da Escola de Pós-Graduação da Universidade de Camerino (Itália); da Association Henri Capitant des Amis de la Culture Juridique Française; da Société de Legislation Comparée (Paris, França); da Association Andrés Bello des Juristes Franco-Latino-Américains; e do Instituto dos Advogados Brasileiros - IAB. Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Civil - IBDCivil. Advogado, consultor e parecerista em Direito Privado.

Excelente entrevista do brilhante jurista e humanista.
Como os advogados possuem uma cultura limitada, falou em artigo no Conjur o professor Bolívar Lamounier, aconselho a leitura para destravar a porta da ignorância desses reacionários, racistas, homofóbicos, nacionalistas, neoliberais e controversos profissionais, o livro "Posse e propriedade na constitucionalização do direito civil: função social, autonomia da posse e bens comuns, São Paulo, Editora Atlas, 2018".

Comentar

Comentários encerrados em 25/03/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.