Debate aberto

IDP e FGV debatem impactos sociais da inteligência artificial

Autor

16 de março de 2019, 8h08

O impacto da Inteligência Artificial (IA) no ambiente de trabalho e nos negócios pode parecer um conceito futurista, mas já é realidade no cotidiano das pessoas e também no judiciário. No dia 18 de março, às 10h de Brasília e às 13h de Lisboa, será realizado o quarto webinar com o tema "Impactos Sociais do IA", uma parceria do IDP e da FGV.

O webinar contará com abertura do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, com exposição da pesquisadora Dora Kaufman (PUC-SP), seguida de um debate aberto online, com moderação de José Roberto Afonso (IDP/FGV).

O encontro faz parte do projeto Governance 4.0, junto com diversas instituições de ensino, a partir de 2019. O objetivo é pesquisar políticas de governança para a administração pública num mundo globalizado e interconectado.

A iniciativa escolheu a governança como tema-chave para orientar as reflexões que enquadram criticamente as mudanças institucionais frente às exigências da nova onda de globalização.

O avanço da Inteligência Artificial tem impactos sociais em diversas dimensões, sejam regulatórios, no trabalho, e até na ética. Esses impactos requerem políticas públicas, não somente para mitigar eventuais dificuldades sociais, como também para o desenvolvimento da indústria.

Para a pesquisadora Dora Kaufman, a inteligência artificial, como qualquer tecnologia de propósito geral aos moldes da eletricidade, na segunda década do século XXI permeia praticamente todos os setores da economia, da ciência, e da sociedade.

"Ela está transformando a maneira como nos comunicamos, como trabalhamos, como consumimos, como cuidamos da saúde, como programamos as férias, como pesquisamos. É difícil encontrar uma atividade socioeconômica não mediada pelas tecnologias de IA", avalia.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!