Consultor Jurídico

Anuário da Justiça

Supremo toma decisões controversas e sofre ataques por sua atuação institucional

Retornar ao texto

Comentários de leitores

5 comentários

Coitadinhos.

Vercingetórix (Advogado Autônomo - Civil)

Inquérito de oficio não é decisão controvertida e muito menos representa atuação institucional. A pressão é absolutamente legitima.

O stf e o ativismo judicial

O IDEÓLOGO (Cartorário)

No Brasil, o ativismo judicial integra o aprofundamento da democracia e a participação da comunidade.
O Judiciário é uma das principais engrenagens das instituições públicas. Permitiu que as minorais fossem reconhecidas e transformando-as em objetos e sujeitos de direito.
As decisões retrógradas do STF se limitam aos benefícios econômicos concedidos ao Grande Capital. Extremamente conservador na aplicação da Constituição aos agentes econômicos, contenta-se com manter o "stato quo" no campo das riquezas, colaborando, intensamente, para manter as grandes massas em estado de pobreza. Ou seja, concede com uma mão, e retira com a outra.
Merece o STF ser reconhecido como o "fiel da balança" nos conflitos políticos. Em vez de acirrá-los, interfere no jogo político,conclamando à conciliação.
A Constituição mudou as relações políticas, econômicas e sociais de uma coletividade massacrada pelo autoritarismo. Até mesmo os seus beneficiários não estavam preparados para entendê-la, função que precípua da Corte Suprema.
O reconhecimento de direitos às minorais, abalou as relações sociais. Afinal, antigamente existia um elevador para as classes sociais inferiores e, outro, aos membros da elite. A Constituição acabou com essa prática espúria.
Não é o Supremo ideal, mas o real, e não merece as críticas que lhe são dirigidas.

Que pena!

ABCD (Outros)

É uma pena que tenhamos tantos integrantes do STF comprometidos com a agenda de poder esquerdista-progressista. Tal ideologia se sobrepõe à verdade e à razão. Como não encontram respaldo constitucional e nem legal para fundamentarem suas decisões, se valem do famigerado "ativismo judicial" para implementarem suas ideias bizarras de espectro globalista. Levaremos décadas para corrigir os devaneios que estão despejados sobre o segmento conservador da sociedade, que representa a maioria da população.

Força, guerreiros!

incredulidade (Assessor Técnico)

Oh sofrimento....

Não entendi

Professor Edson (Professor)

Então segundo a conjur existem dois grupos do STF, um que se preocupa com os direitos fundamentais e outro punitivista a qualquer custo, só faltou explicar o que significa isso, o ministro Marco Aurélio por exemplo solta automaticamente basta recorrer, Ricardo Lewandowski rasgou a constituição no impeachment da Dilma, a lei é clara os direitos fundamentais da lei são claros nesse caso, se sofreu impeachment fica inelegível, ponto, continuando... O ministro Gilmar Mendes é considerado o libertador oficial do supremo, costuma soltar todos que recebem mais do que cinco salários mínimos, o presidente da corte que eu tenho o maior respeito não se declarou impedido de julgar o HC do ex patrão José Dirceu, do outro lado temos ministros que não concedem HC automaticamente, nem para padrinhos, amigos, chegados políticos e outros, e foram favoráveis a prisão depois da condenação em segunda instância de formas técnicas e bem fundamentadas, então faltou explicar o que significa isso.

Comentar

Comentários encerrados em 5/06/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.