Guerra de Facções

Ministério da Justiça anuncia intervenção em presídio do Amazonas

Autor

27 de maio de 2019, 21h18

O ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro anunciou, nesta segunda-feira (27/5), que enviará tropas da Intervenção Penitenciária (FTIP) para reforçar a estrutura de segurança do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), no Amazonas. 

Divulgação/Ajufe
Moro vai enviar tropas de intervenção a presídio do Amazonas.
Divulgação/Ajufe

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) espera apenas a formalização do pedido do governo do Amazonas para mandar o reforço. A decisão ocorre após massacre que expõe a disputa de poder dentro da principal facção da Região no presídio.

Aumento
Até o momento, o número de mortos em presídios no Amazonas chega a 57. Além dos 15 assassinados na manhã de domingo, no Compaj, outros 40 foram registrados em outras três unidades prisionais. 

Em nota, o presidente do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, afirma que o CNJ está acompanhando o desdobramento dos fatos e das medidas corretivas tomadas pelas autoridades locais e determinará providências adicionais caso necessárias.

"O CNJ esteve recentemente no estado para se colocar ao lado do poder público local na construção de iniciativas estruturantes para enfrentar situações como a superlotação e a violação direitos, causas que levam à repetição dos episódios de violência nos presídios", diz trecho da nota. 

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!