Negativa por omissão

Advogado reclama de falta de acesso aos autos do inquérito sobre fake news

Autor

27 de maio de 2019, 16h23

Ninguém teve acesso aos elementos do inquérito que investiga a divulgação de mentiras e ameaças aos ministros do Supremo Tribunal Federal. Em reclamação enviada ao tribunal, a defesa de um dos investigados pede para ter acesso aos autos. O relator do inquérito é o ministro Alexandre de Moraes. A reclamação foi protocolada no dia 24 de maio.

Carlos Moura / SCO / STF
Carlos Moura / SCO / STFMoraes foi designado para presidir inquérito que apura divulgação de fake news contra ministros da Corte. A defesa de um dos investigados reclama que ministro não liberou acesso aos autos

Os advogados que assinam a peça, Douglas Lima Goulart e Rinaldo Pignatari Lagonegro Jr., afirmam que nem mesmo a Polícia Federal teve acesso à íntegra dos autos. De acordo com a petição, os advogados foram informados pelos responsáveis pelo inquérito que a PF "não poderia dar cumprimento ao quanto pleiteado em nome do reclamante, seja porque todo poder decisório se concentrara nas mãos do ministro Alexandre de Moraes, seja porque a Polícia Federal não possuía, assim como a defesa, qualquer dado ou elemento sobre o inquérito ora comentado".

Eles narram que enviaram dois pedidos de vista desde a deflagração do inquérito e, depois de um mês, não receberam posicionamento do ministro, o que caracteriza negativa por omissão.

O inquérito foi aberto de ofício pelo presidente do STF, ministro Dias Toffoli. A intenção é investigar as origens e intenções de publicações em redes sociais com ameaças aos ministros e mentiras com o objetivo de emparedá-los.

As investigações foram entregues diretamente ao ministro Alexandre, sem passar pela Procuradoria-Geral da República. Havia indícios de que procuradores da República estavam envolvidos nas publicações, especialmente as ligadas à "lava jato". 

Segundo os advogados, a falta de resposta de Alexandre de Moraes sobre acesso aos autos afronta a súmula vinculante 14, que garante à defesa o acesso aos elementos de prova já documentados no inquérito.

"Apesar de termos protocolado dois pedidos formais de vista e diligenciado por várias vezes junto ao STF a fim de obtermos informações sobre o inquérito, nada nos foi passado. Com o transcurso do tempo, o silêncio ganhou  status de negativa, por caracterizar uma indevida manutenção do investigado num estado de ignorância absoluta sobre os motivos que o levaram a ser averiguado em operação grave, ainda que de questionável constitucionalidade", afirmam.

Os advogados defendem ainda que a reclamação foi a alternativa encontrada para serem informados dos elementos "aptos a favorecer o trancamento do inquérito por meio de futuro habeas corpus".

A reclamação foi encaminhada ao ministro Luiz Edson Fachin, relator da ADPF impetrada pelo Rede Sustentabilidade, que quer anular o inquérito.

Clique aqui para ler a reclamação.
Rcl 35.062

Inquérito 4.817

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!