Denúncia Aceita

Guido Mantega vira réu por caso de fraudes no BNDES para favorecer JBS

Autor

24 de maio de 2019, 18h34

O juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal de Brasília, aceitou nesta quinta-feira (23/5) denúncia contra o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega e o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Luciano Coutinho, no âmbito da operação bullish

José Cruz/ABr
Guido Mantega vira réu acusado de fraude bilionária no BNDES. 

Segundo a denúncia, os dois participaram de desvios no banco público que teriam resultado em benefícios indevidos de até R$ 8,1 bilhões em favor da JBS. As operações irregulares teriam ocorrido entre junho de 2007 e dezembro de 2009, de acordo com a acusação do Ministério Público Federal (MPF).

Outras três pessoas também se tornaram réus: Victor Garcia Sandri, Gonçalo Ivens Ferraz Da Cunha e Sá e Leonardo Vilardo Mantega. A denúncia, apresentada em março, tinha mais seis pessoas, incluindo o ex-ministro Antônio Palocci, mas o magistrado considerou que contra elas não havia indícios suficientes para justificar o recebimento da acusação.

Acusação
A acusação tem entre seus pontos de partida as delações premiadas de Joesley Batista. O magistrado, entretanto, não aceitou a parte da acusação contra o empresário, por entender que ele está protegido pelo "benefício legal do não oferecimento de denúncia". 

Clique aqui para ler a decisão. 
1006459-54.2019.4.01.3400

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!