Ônus da prova

BandNews FM indenizará delegado da PF em R$ 100 mil por chamá-lo de petista

Autor

21 de maio de 2019, 18h58

A rádio BandNews FM foi condenada a pagar R$ 100 mil de indenização por danos morais a um delegado da Polícia Federal que atua na operação "lava jato" por causa de comentários do então colunista Reinaldo Azevedo. O comentarista disse que o delegado Milton Fornazari Junior é petista por causa de um comentário no Facebook.

Divulgação
Colunista Reinaldo Azevedo disse que delegado era de ala petista da PF. Divulgação 

Reinaldo disse que Fornazari tinha sido advogado do sindicato dos bancário e era membro da ala "petizada" da PF, o que não é verdade, conforme decisão do juiz Eduardo Tobias de Aguiar Moeller, da 2ª Vara Cível de São Paulo.

O motivo da fala de Reinaldo Azevedo foi um post de Fornazari, no dia da prisão do ex-presidente Lula, no Facebook: "Agora é hora de serem investigados, processados e presos os outros líderes de viés ideológico diverso, que se beneficiaram dos mesmos esquemas ilícitos que sempre existiram no Brasil (Temer, Alckmin, Aécio etc)". 

Fornazari foi à Justiça pedir danos morais, alegando que nunca foi advogado do sindicato e não tem nenhuma ligação com o PT.

Na sentença, o juiz concordou com a tese do delegado, de que a rádio deveria ter alguma prova do que Reinaldo falara. "Na circunstância em que se deu a crítica jornalística, houve, de fato, abalo à imagem do autor perante os colegas de profissão e perante toda a sociedade", afirma o juiz, na decisão. "Vincular o autor falsamente a determinada ideologia política, pouco importando qual seja, implicava dizer que sua atuação funcional era parcial e indigna de confiança." 

A defesa do delegado foi feita pelo advogado Ricardo Fadul, do Rosner Fadul Sociedade de Advogados. 

Clique aqui para ler a decisão 

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!