Consultor Jurídico

Notícias

Pilar do Estado

"STF é salvaguarda da democracia e deve ser defendido", diz Dias Toffoli

Por 

"É preciso que defendamos diuturnamente as instituições responsáveis pelo Estado Democrático de Direito e pela democracia", afirmou o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, ao falar sobre a defesa da corte e das instituições em jantar organizado na sexta-feira (3/5) por lideranças da advocacia em apoio ao STF. 

Presidente do STF, ministro Dias Toffoli ressaltou a importância de se defender as instituiçõesEgberto Nogueira 

O objetivo do evento foi demonstrar apoio aos ministros do tribunal, que vêm sendo atacados por meio de disseminação de notícias fraudulentas.

"É importante dizer sim à democracia, e suas salvaguardas institucionais devem ser cotidianamente defendidas. É uma construção histórica, não é um dado da natureza, é uma construção cultural e histórica, que estamos sempre a defender", disse Toffoli.

Ao falar sobre os ataques sofridos pelo Supremo por meio de mentiras na internet, o presidente da corte afirmou que não se pode deixar o medo e o ódio tomarem conta da sociedade, pois esses são os primeiros passos para a ascensão do fascismo. "O medo escraviza", disse. "Às vezes, é preciso proteger as instituições delas mesmas", acrescentou.

Além de Toffoli, estiveram presentes o ministro Gilmar Mendes; o presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz; o presidente da Associação dos Juízes Federais, Fernando Mendes; o corregedor nacional de Justiça, Humberto Martins; o ministro do STJ Luis Felipe Salomão; notáveis do Direito, como Ives Gandra Martins, Misabel Derzi e Tércio Sampaio Ferraz; e cerca de 200 advogados, juízes, desembargadores, empresários, jornalistas e representantes da sociedade, como o médico Raul Cutait.

Clique aqui para ler o discurso de Toffoli.

Veja fotos do evento:

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 6 de maio de 2019, 12h28

Comentários de leitores

19 comentários

STF x Excelências.

Hugo Marquez Grama (Consultor)

Acredito que está faltando entendimento de alguém....
Até agora não li ou ouvi nada que seja constrangedor à instituição STF. Quanto aos seus membros e representantes, aí sim!!!
Então senhor Ministro, ninguém está atacando o STF...estamos indignados é com V.Sas. Excelências.
Vinho premiado com lagosta (para não citar o que os senhores tem feito com nossa constituição) com meu dinheiro não!!!!!!

Como defender?

Gelezov (Advogado Autônomo - Civil)

Sempre falo da seriedade do Poder Judiciário, apesar de muita conversa sobre corrupção não acredito, já que ão vi provas.
Agora proteger o STF é impossível, primeiro os Ministros deveriam se dar ao respeito, o que não acontece com boa parte, veja a última licitação que veio a público na aquisição de lagosta é vinho as custas da sociedade.
Na verdade queria ver os membros dos 3 poderes cortando seus gastos e não da sociedade!

Defendo sempre!

Neli (Procurador do Município)

Defendo sempre!
Todavia.
Quando um presidente de uma Corte Suprema é obrigado a promover atos para defender a higidez de seu Tribunal, vemos a quem ponto um país brincou com sua Constituição e sua democracia, ultrapassando rotineiramente os limites da prudência e sensatez.
Data vênia!

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 14/05/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.