Pilar do Estado

"STF é salvaguarda da democracia e deve ser defendido", diz Dias Toffoli

Autor

6 de maio de 2019, 12h28

"É preciso que defendamos diuturnamente as instituições responsáveis pelo Estado Democrático de Direito e pela democracia", afirmou o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, ao falar sobre a defesa da corte e das instituições em jantar organizado na sexta-feira (3/5) por lideranças da advocacia em apoio ao STF. 

Egberto Nogueira
Presidente do STF, ministro Dias Toffoli ressaltou a importância de se defender as instituiçõesEgberto Nogueira 

O objetivo do evento foi demonstrar apoio aos ministros do tribunal, que vêm sendo atacados por meio de disseminação de notícias fraudulentas.

"É importante dizer sim à democracia, e suas salvaguardas institucionais devem ser cotidianamente defendidas. É uma construção histórica, não é um dado da natureza, é uma construção cultural e histórica, que estamos sempre a defender", disse Toffoli.

Ao falar sobre os ataques sofridos pelo Supremo por meio de mentiras na internet, o presidente da corte afirmou que não se pode deixar o medo e o ódio tomarem conta da sociedade, pois esses são os primeiros passos para a ascensão do fascismo. "O medo escraviza", disse. "Às vezes, é preciso proteger as instituições delas mesmas", acrescentou.

Além de Toffoli, estiveram presentes o ministro Gilmar Mendes; o presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz; o presidente da Associação dos Juízes Federais, Fernando Mendes; o corregedor nacional de Justiça, Humberto Martins; o ministro do STJ Luis Felipe Salomão; notáveis do Direito, como Ives Gandra Martins, Misabel Derzi e Tércio Sampaio Ferraz; e cerca de 200 advogados, juízes, desembargadores, empresários, jornalistas e representantes da sociedade, como o médico Raul Cutait.

Clique aqui para ler o discurso de Toffoli.

Veja fotos do evento:

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!