Resumo da Semana

Decisão que suspendeu anuidade da OAB-SP para escritórios foi destaque

Autor

4 de maio de 2019, 8h00

Não há previsão legal para que a Ordem dos Advogados do Brasil exija o pagamento de anuidade para as sociedades advocatícias. A decisão liminar é do juiz Victorio Giuzio Neto, da 24ª Vara Cível Federal de São Paulo, que suspendeu a cobrança de anuidade da OAB-SP para um escritório.

O juiz acolheu os argumentos da banca Voese & Martins Advogados, que alegou que o Estatuto da Advocacia prevê o pagamento da tarifa apenas por advogados ou estagiários, pessoa física inscrita na OAB.

ConJur

Sucumbência a advogados públicos
O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, liberou para julgamento a ação que discute se advogados públicos podem receber honorários de sucumbência nas causas em que representam a União. Agora o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, precisa escolher um dia para levar o caso ao Plenário.

Penhora por dívida de aluguel
A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça autorizou a penhora de 15% da remuneração bruta de devedor que, além de ter uma renda considerada alta, adquiriu a dívida na locação de imóvel residencial.

Para o colegiado, a penhora nesse percentual não compromete a subsistência do devedor, podendo ser afastada a regra da impenhorabilidade prevista no artigo 833 do CPC.

No caso dos autos, o ministro Raul Araújo lembrou que a dívida foi contraída entre pessoas e tem como origem aluguéis de natureza residencial, ou seja, compromisso financeiro de caráter essencial para a vida de qualquer pessoa.

Frase da semana

Eu tenho a impressão de que há a intenção de algum Poder, de algum órgão, de alguém de assumir o poder. Alguma instituição, que eu não detecto bem, demoniza o Judiciário, o Legislativo, o Executivo e a advocacia para assumir o poder. ‘Nós somos a salvação da pátria’. Cada um que imagine a quem eu estou me referindo, mas eu estou me referindo a alguém. E o mais sério disso é que há uma conivência de segmentos importantes, de segmentos ilustrados da sociedade, que acham que tem que ser assim mesmo. E aí a democracia entra em risco”"
Cláudio Mariz de Oliveira, durante a primeira reunião da Comissão de Defesa do Estado Democrático de Direito da OAB-RJ

Entrevistas da semana

Spacca
Argumentos do governo para reformar a Previdência são só retóricos, faltam dados. A análise é do auditor fiscal Kleber Cabral, presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco).

Em entrevista à ConJur, ele afirma que é necessário reformar o sistema previdenciário, mas discorda da proposta do governo. Para Cabral, o modelo previsto na PEC em discussão na Câmara é desnecessariamente "radical".

Spacca
A ConJur também entrevistou o advogado Maurício Tamer, da área de compliance digital do Opice Blum, Bruno, Brusio e Vainzof Advogados. Segundo ele, a Lei Geral de Proteção de Dados é um exemplo bem-sucedido de quando o Direito consegue correr atrás e acompanhar as mudanças da sociedade. Medida mais do que necessária, defende, porque, se o Direito ignora a realidade, a sociedade é que passa a ignorar o Direito.

Além disso, Tamer explicou que a evolução tecnológica chegou a um estágio em que o grande ativo são os dados pessoais dos usuários de serviços e cidadãos. Segundo ele, a privacidade de dados deve ser regra em qualquer modelo de negócio.

Ranking

ConJur
Com 28,6 mil acessos, a notícia mais lida foi sobre o início do julgamento no Supremo da súmula do TRF-4 que torna obrigatória a execução antecipada da pena.

A corte vai definir se os tribunais locais podem transformar em obrigação a decisão do STF de autorizar a execução da pena depois da decisão de segunda instância.

A relatora é a ministra Cármen Lúcia, mas, como o processo tramita no Plenário Virtual, não é possível ter acesso aos votos antes da publicação do acórdão.

O segundo texto mais lido, com 21,6 mil acessos, foi a decisão do ministro Ricardo Lewandowski de enviar para o ministro Luiz Edson Fachin pedido contra privatizações da Petrobras.

O pedido para proibir as privatizações foi feito em uma ADI, relatada por Lewandowski. Porém, o ministro decidiu transformar o pedido em reclamação e enviar a Fachin, relator de outra reclamação sobre o assunto.

As dez mais lidas
STF começa a julgar súmula do TRF-4 que torna execução antecipada obrigatória
Lewandowski envia para Fachin pedido contra privatizações da Petrobras
Juiz suspende cobrança de anuidade da OAB-SP para escritório de advocacia
STF mantém afastada desembargadora que responde a processo no CNJ
Marco Aurélio libera para julgamento ação sobre sucumbência de membros da AGU
Decisões não são mais proferidas por juízes, e sim por assessores, diz Mariz
José Sócrates diz que Sergio Moro é "indigno, medíocre e lamentável"
STJ autoriza penhora de 15% de salário para quitar dívida de aluguel
Bolsonaro indica Evandro Valadão Lopes, do TRT-1, para ministro do TST
Cabe agravo contra decisão que nega efeito suspensivo a embargos à execução, diz STJ

Manchetes da Semana
STJ autoriza penhora de 15% do salário de devedor para quitar dívida de aluguel
TST anula sentença que usou prova emprestada de ação com partes diferentes
Liberação de crédito de IPI da Zona Franca de Manaus vai "custar" só R$ 900 milhões
Cabe agravo contra decisão que nega efeito suspensivo a embargos à execução, diz STJ
STF começa a julgar súmula do TRF-4 que torna execução antecipada obrigatória
Passou a febre das delações premiadas na "lava jato", mostra relatório de Fachin
Entrevista Kleber Cabral: "Argumentos do governo para reformar Previdência são só retóricos, faltam dados"
Não incide PIS e Cofins em remuneração de juros sobre capital próprio, diz Carf
Marco Aurélio libera para julgamento ação sobre sucumbência de membros da AGU
Testemunho caracteriza prova nova para embasar ação rescisória, afirma STJ

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!